quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Notícias da aldeia

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)

Chegaste-me pela manhã. Os pardais ainda tomavam o pequeno-almoço no regalo do quintal. O peixe vermelho, no tanque, não dizia nada é tão somente um peixe que sabe nadar e passa os dias ao sol…boa vida!

A tua voz acordou-me como um rio que vem de longe e traz recados de novidade…segredos… conversa amena … como as pedras roladas… que viajam há milhões de anos e sabem muitas coisas da vida… do mundo…dos peixes…das rãs e dos homens que desajeitadamente nadam nas águas mansas.
…escreve-me uma coisa… para eu ler!
…escrevo!
Como se as palavras te abraçassem e ainda chegasse o correio ao entardecer, com o aerograma vindo de terras longínquas… muito mais longe que a Serra de Nogueira que é o sítio onde o céu descansa.
...depois fomos tratar da vida… e eu vim juntar palavras… como se fosse dia de festa, neste mês de Agosto… de todas as festas e à noite fossemos ao baile… cabelo com brilhantina… e perfume espanhol comprado em San Martín del Pedroso… contrabando antigo… no fascínio da balsa da meia-noite!
Chegaste-me!
Contei-te que ontem falhou a luz…acendi a candeia… acho que a minha avó Maria Oliveira regressou de novo… a ancestral noite transmontana era mais escura do que nunca… as estrelas brilhavam…eram os teus olhos…a coruja piava e os cães ladravam à noite…no desconforto dos lobos!
Os vizinhos só diziam: - Olha que uma destas!
De novo tive a minha noite…a longa noite do nordeste...a noite da minha infância… as contas de almas penadas e bruxas antiquíssimas que moravam nas fragas donas!
Abençoada noite transmontana…minha mãe…minha avó….
…e tu estavas tão perto!

Fernando Calado
nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário