segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Padre Telmo Ferraz homenageado em Bruçó

O padre José Telmo Ferraz foi ontem homenageado em Bruçó, Mogadouro, terra onde nasceu há 88 anos. 
A diocese de Bragança-Miranda distinguiu o presbítero numa cerimónia aberta a todos os amigos e admiradores, que quiseram mostrar o seu carinho pelo pároco.  Nascido a 25 de Novembro de 1925, Telmo Ferraz foi ordenado sacerdote em Julho de 1951. 
Nos anos 50 e 60, a ajuda aos operários mais desfavorecidos da barragem de Picote e a construção da Casa do Gaiato, em Angola, são algumas das obras que marcaram a vida do sacerdote. Aos olhos dos fiéis, Telmo Ferraz é visto como um padre simples e amigo de todos. Homem de poucas palavras, o sacerdote mostrou-se feliz, mas ao mesmo tempo constrangido com a homenagem. “Acho que não merecidas homenagem nenhuma, sinto-me feliz claro, mas estas homenagens custam sempre, porque faço aquilo que Deus me  manda e me pede”, refere o sacerdote.
O bispo de Bragança-Miranda considera o pároco um servidor do bem comum. “ele é de facto muito conhecido porque é um servidor do evangelho da caridade, é um servidor do bem comum e toda a sua vida foi gasta nisso. Notabilizou-se sobretudo durante os trabalhos da construção da barragem de Picote e depois pela publicação do livro “Lodo e as estrelas” e por toda a sua acção na obra do Gaiato na diocese de Malanje em Angola”, elogiou D. José Cordeiro.
Foram centenas a pessoas que ontem quiseram homenagear o filho da terra.
Além da eucaristia, presidida por D. José Cordeiro, foi apresentado um filme sobre a vida e obra do sacerdote, que continua a desenvolver o seu trabalho em Angola.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário