sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Uva/Vimioso - II Workshop de Construção de Adobes

A Palombar organiza o II Workshop de Introdução à Construção de Adobes – que terá lugar em Uva, nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro – no sentido de transmitir uma técnica de construção tradicional que tem vindo a cair em desuso, bem como as suas potencialidades aplicadas ao contexto actual. Os participantes terão a oportunidade de se familiarizar com as matérias-primas utilizadas, assim como de preparar, amassar e enformar o adobe.
Em Trás-os-Montes, bem como em outras regiões do país, os adobes eram tradicionalmente utilizados para construir as paredes interiores das casas. Já em Espanha, sobretudo em Castilha e Leão, são ainda hoje o material preferido para erigir os pombais tradicionais. Feitos a partir de uma mistura de terra e água, constituem-se como uma solução ecológica, resistente e duradoura que merece ser explorada pelas áreas da eco-construção e da arquitectura sustentável.
Campo de Trabalho em Atenor
A Palombar, em colaboração com a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), organizou o XXXII Campo de Trabalho Internacional para recuperar os muros do antigo cemitério da aldeia de Atenor, entre os dias 21 e 30 de Agosto. 
Os trabalhos consistiram em picar o reboco existente, reajustar a estrutura de pedra onde necessário, preparar e aplicar a argamassa e, finalmente, caiar os muros. Além de ter sido uma oportunidade para aprender técnicas de construção tradicionais que são cada vez menos utilizadas, foi uma reabilitação especialmente significativa, devido à importância que tem este cemitério centenário para os habitantes da aldeia.
Desde 2001 que a Palombar organiza campos de trabalho voluntário para reconstruir pombais tradicionais, não só no sentido de reabilitar estes edifícios, mas também de transmitir as técnicas de construção utilizadas tradicionalmente. No entanto, nos últimos anos, temos procurado enfatizar a importância da formação de um público jovem e interessado, de modo a dar continuidade a estes saberes que são cada vez menos postos em prática; é com esse objectivo que temos vindo a diversificar tanto as técnicas abordadas como os alvos das nossas acções, dando especial atenção à recuperação de estruturas já existentes que, pela sua importância cultural e paisagística, se afirmam como património rural.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário