quinta-feira, 15 de agosto de 2013

VIMIOSO: BISPO DE BRAGANÇA-MIRANDA DIZ QUE OBRAS DA IGREJA ALGOSO SÃO UM EXEMPLO

O bispo da diocese Bragança-Miranda disse hoje que as obras de recuperação e restauro da Igreja Paroquial de Algoso (Vimioso) são um modelo daquilo que se deve fazer quando há intervenções em templos religiosos da região. 
"É preciso evitar erros e atropelos que no decurso de obras de restauro aconteceram nas nossas igrejas e por isso digo que as obras que decorreram na igreja de Algoso são um exemplo e um modelo a seguir, já que acompanharam a regras do missal romano", disse D.José Cordeiro, que presidiu à cerimónia de inauguração.
As obras na igreja, dedicada a São Sebastião, que também é a igreja matiz da de Algoso custaram 215 mil euros.
A intervenção no templo visou toda a sua estrutura interior e exterior, bem como o restauro de toda arte sacra e altares de talha dourada.
O bispo diocesano disse ainda que a região do nordeste transmontano é rica do ponto de visto do património cultural, com enfoque no património religioso.
A intervenção na igreja ficou a cargo de uma comissão tripartida, composta pela Câmara de Vimoso, Junta de Freguesia de Algoso e Fábrica da Igreja local.
Para o vice-presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo, as obras de restauro da igreja revestiram-se de "especial importância", já que o templo do século XVI apresentava "sinais evidentes de degradação".
"Era um grande anseio da população e uma necessidade urgente e lá conseguimos financiamento para executar as obras", disse o autarca.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário