terça-feira, 6 de agosto de 2013

Vinhais - Concerto de violoncelo animou Cidões

A aldeia de Cidões, no concelho de Vinhais, viveu, no passado sábado, uma noite completamente diferente. Mais de 700 velas espalhadas pelas ruas criaram um ambiente mágico para receber um concerto inédito, protagonizado pelo músico Vasco Alves, que levou, pela primeira vez, o violoncelo a esta terra transmontana.
A Associação Raízes de Cidões organizou um evento inédito para dar as boas vindas aos filhos da terra que se encontram espalhados por diferentes pontos do País e no estrangeiro. 
A presidente da associação, Hortênsia Pinto, não tem dúvidas que este concerto de música clássica é uma alternativa à música popular que anima a maioria das aldeias no Verão.
“É uma pedrada no charco na música popular que predomina em todas as aldeias nesta época do ano. Então o violoncelo é uma música diferente. As pessoas na aldeia muitas delas até nunca viram este instrumento e nunca ouviram ao vivo este tipo de música”, realça a responsável. 
A música do violoncelo fez-se ouvir nas ruas de Cidões e quem assistiu ao concerto garante que este foi um momento único.
Para o músico Vasco Alves este também foi um concerto especial. “É muito gratificante por vários aspectos. O primeiro é que é uma estreia de um instrumento pertencente à música erudita, também é a primeira vez que se vai interpretar Bach nesta aldeia. E para mim também é muito especial porque esta é a minha aldeia adoptiva”, conta o violoncelista. 
A noite ficou completa com a apresentação do livro de contos transmontanos, da autoria de António Tiza, intitulado “O Diabo e as Cinzas”, que é composto por 13 contos, um deles dedicado ao “Canhoto de Cidões”.
“O primeiro conto é justamente sobre o Canhoto de Cidões a 31 de Outubro. Há uma base real que é a tradição local, que tem a ver com o ritual da máscara. E a partir daí há uma história que é ficção. As pessoas da região facilmente farão essa distinção. Quem é de fora se tiver dificuldade pode vir cá na altura própria e conhecer essas tradições”, salienta o autor do livro.
António Tiza realça, ainda, que esta obra contribui para a promoção das aldeias do Nordeste Transmontano, onde decorrem festividades ligadas a esta temática. 
Os contos compilados neste livro são ilustrados por pinturas de Luís Canotilho e vão ser apresentados nas restantes 12 aldeias com tradições ligadas ao Diabo e às Cinzas.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário