segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Vinhais homenageia musicólogo da terra

O artista e musicólogo vinhaense Jorge Lima Barreto foi homenageado pela câmara municipal.
Numa cerimónia que decorreu no centro cultural a família recebeu a medalha de mérito municipal.  Foi ao som de Video Garden que o antigo companheiro dos Telectu iniciou o espectáculo para relembrar o artista que morreu em 2011.J
orge Lima Barreto nasceu em Vinhais e tornou-se num reconhecido músico, escritor, conferencista e musicólogo. O antigo companheiro recorda-o com saudade. “Foi um prazer trabalhar e aprender com ele porque era uma pessoa de uma energia e de uma alegria enorme que transmitia uma confiança extraordinária”, refere Vítor Rua, acrescentando que “foi uma honra conviver e tocar com ele”.
Por ser uma figura marcante no panorama artístico português e até internacional, a câmara de Vinhais decidiu fazer-lhe uma homenagem póstuma através da atribuição da medalha de mérito municipal.
O presidente salienta a importância de relembrar os filhos da terra. “É um filho desta terra e é uma grande figura da arte em Portugal que deixou um grande legado em matéria e de cultura”, afirma Américo Pereira. “É importantíssimo que a autarquia não se esqueça da gente que destaca na sociedade portuguesa”, acrescenta.
A família recebeu esta homenagem com emoção. O pai agradece o gesto da autarquia. “É com muita honra, orgulho e emoção e lamento imenso que ele não possa estar presente mas a vida é assim”, refere Luís Lima Barretto, salientando que “ele adorava Vinhais e até nos livros que escrevia ele falava da terra”.
De salientar que Jorge Lima Barreto tocou e gravou com maiores nomes do jazz mundial e fundou a Anar Band com Rui Reininho em 1972.
No Centro Cultural de Vinhais está patente uma exposição com alguns dos trabalhos de Jorge Lima Barreto.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário