quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social homenageiam o 2º Visconde de Vila Maior

Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, 2º Visconde de Vila Maior, foi homenageado no passado dia 14 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo através da apresentação da revista CEPIHS 3 e da inauguração de uma exposição.
A sessão teve início com as palavras do Professor Adriano Vasco Rodrigues, seguindo-se a intervenção do Dr. Jorge Fragoso, editor da revista, e da Dra. Adília Fernandes, diretora da revista CEPIHS 3.
O Professor Doutor Francisco Ribeiro da Silva, catedrático da Faculdade de Letras e ViceReitor aposentado da Universidade do Porto, procedeu à apresentação da revista. Explicou que a revista está dividida em duas partes uma primeira dedicada a Júlio Máximo de Oliveira Pimentel com sete artigos sobre a vida e obra do 2º Visconde de Vila Maior e uma segunda constituída por 16 estudos de vários autores.
Seguiu-se uma visita à exposição “Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, 2º Visconde de Vila Maior”, constituída pelas suas obras, objetos pessoais, fotografias, publicações em revistas e jornais e outros documentos pertencentes a vários fundos da Biblioteca Municipal, Arquivo Histórico, Centro de Memória e Arquivo Distrital de Bragança.
Para esta mostra foram ainda gentilmente disponibilizados pelo Dr. Manuel Quartin Bastos (trineto do Visconde) e Sra D. Maria Isabel Van Zeller Quartin Bastos, viúva do 4º Visconde Vila Maior, que também estiveram presentes na sessão, vários documentos e fotografias. Esta exposição está aberta ao público até ao final do mês de Setembro e pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário