segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Douro - «Entre Margens» reúne 600 fotografias sobre região

O director do Museu do Douro (MD), Fernando Seara, faz um balanço positivo do projecto «Entre Margens» que, ao fim de três anos, deixa «um espólio fantástico» de 600 fotografias sobre o Douro. Durante este período 43 fotógrafos trabalharam na iniciativa, criando uma nova «cartografia» de imagens que unem a modernidade à tradição.
A terceira e última edição do «Entre Margens» arrancou em Maio, em Vila Real, e termina agora em Peso da Régua, depois de passar também por Mirandela, Lamego, Santa Marta de Penaguião, Amarante, Vila Nova de Gaia e Porto.
Nesta recta final, o «Entre Margens» oferece música na sede do MD, na Régua. A 20 de Setembro (sexta-feira) actua a Orquestra de Sopros da Esproarte, que junta 70 músicos sob a direcção do maestro Maciel Matos. 
 O serão de sábado (21 de Setembro) inclui três concertos: «September Songs», no qual JP Simões partilha o palco com Raquel Ralha e Sérgio Costa ao piano, depois Sérgio Godinho e ainda a Roda de Choro de Lisboa.
Entre 20 e 21 de Setembro o MD acolhe também os encontros internacionais dedicados ao tema «Território e Imagem», que contam com a participação de especialistas que vão discutir o papel dos museus e da fotografia para a valorização do território.
Para assinalar a conclusão do projecto, será lançado o livro «Entre Margens - Em busca de uma nova cartografia de imagens para o Douro», uma obra que reúne os trabalhos realizados entre 2011 e 2013, num total de 600 fotografias.
Fernando Seara fez um balanço «muito positivo» do projeto, considerando que deixa um «espólio fantástico».
O responsável adiantou ainda que, ao longo deste período, cerca de 200 mil pessoas terão passado pelas exposições, espectáculos, sessões de cinema e conferências.
Apesar de o projecto terminar este ano, Fernando Seara disse ter a expectativa de que possa haver «uma continuidade».
«O espólio e a colecção fotográfica estarão disponíveis para a itinerância e para formar até novas exposições com toda a recolha que foi feita», salientou.
 O público ainda poderá visitar a exposição retrospectiva das três edições do «Entre Margens», que ocupa a ponte pedonal que une Peso da Régua a Lamego. 
São 200 fotografias, resultantes do trabalho dos 12 fotógrafos convidados e dos 31 fotógrafos emergentes que participaram no projecto entre 2011 e 2013.
O evento teve um orçamento global de 1,3 milhões de euros, financiados por fundos comunitários.
O ‘Entre Margens’ interveio na região do Douro, desde a foz até ao Alto Douro. Abarca um território de 1.879,3 quilómetros quadrados e uma população de 722.975 pessoas e integra duas áreas classificadas pela UNESCO como Património Mundial (Centro Histórico do Porto e Alto Douro Vinhateiro).
O evento foi promovido pela Fundação Museu do Douro e produzido pela Procur.arte, associação cultural.

Café Portugal/Lusa; Foto - Entre Margens

Sem comentários:

Enviar um comentário