quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Equipas de Apoio Psicossocial são cada vez mais importantes nas corporações de bombeiros

As corporações de Bombeiros de Macedo de Cavaleiros e de Miranda do Douro são as únicas no distrito de Bragança que dispõem de elementos inseridos nas Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS). 
No primeiro caso uma psicóloga e no segundo um assistente social.
As EAPS integram a resposta operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil e têm como objectivo prestar apoio psicossocial a bombeiros expostos a incidentes críticos traumáticos no decorrer de situações operacionais e aos seus respectivos familiares. Este verão as EAPS foram mais accionadas do que nunca, em virtude dos vários incêndios florestais com bombeiros feridos, oito dos quais acabaram por morrer em virtude da gravidade das queimaduras que sofreram no combate às chamas.
Bruna Venceslau, 31 anos, psicóloga e voluntária nos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros, faz parte da EAPS2, que abrange os distritos de Bragança, Vila Real e Viseu. A jovem passou a integrar em 2012 esta equipa. O serviço foi criado em 2011 a nível nacional. Todos os elementos são voluntários do quadro activo. José Seixas trabalha na área da acção social e pertence à corporação de Miranda do Douro.
Este ano, Bruna já teve intervenções em vários pontos do país, nomeadamente em zonas onde morreram bombeiros, como Valença e Miranda do Douro. “Há várias equipas no país e mediante a disponibilidade somos contactados para fazer uma pré-activação para o local. Este ano tivemos muitas activações”, explicou.
As equipas são accionadas pelos comandantes das corporações, com bombeiros expostos a incidentes, via CODIS. No terreno prestam apoio aos soldados da paz e familiares. “Só podemos fazer intervenção a bombeiros que sejam expostos em situação operacional. Por exemplo, se um bombeiro não estiver ao serviço e for exposto a um acidente traumático só podemos fazer intervenção aos bombeiros que socorreram o colega ”, referiu Bruna. Também actuam no período entre 24 a 72 horas após o incidente crítico e no suporte a familiares de bombeiros acidentados.

Cláudia Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário