segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Igreja da Misericórdia de Mogadouro

Portugal, Bragança, Mogadouro
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja da misericórdia de planta rectangular com eixo longitudinal interno, composta por nave, capela-mor mais estreita, anexo e sacristia rectangulares, adossados à fachada SO., com coberturas internas de madeira, em falsas abóbadas de berço, a da capela-mor em caixotões, escassamente iluminada por janelas quadradas na fachada principal. Esta é rasgada por portal em arco de volta perfeita, encimado por nicho. Fachadas circunscritas por cunhais de cantaria e rematadas em cornija. Interior com coro-alto, púlpito no lado do Evangelho, capela-mor com pinturas murais e retábulo-mor de talha dourada maneirista, de planta recta e três eixos.
Número IPA Antigo: PT010408100014
Categoria
Monumento
Descrição
Planta rectangular composta por nave e capela-mor mais estreita, formando eixo longitudinal interior, e anexo e sacristia, igualmente rectangulares, adossados à fachada posterior, com cobertura homogéna em telhado de duas águas, que se prolonga em aba sobre o anexo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento saliente, pintado de cinzento, flanqueadas por cunhais em cantaria e rematadas por cornija de cantaria ou beiral. Fachada principal, virada a NE., dividida, no corpo da nave, em quatro panos definidos por pilastras de cantaria, o do lado esquerdo ligeiramente reentrante e cego; é rasgado, no terceiro, ligeiramente saliente, por portal em arco de volta perfeita, assente em dupla pilastra, que se prolongam em duas arquivoltas e assentes em soco único, flanqueado por pilastras dóricas, sobre plintos paralelepipédicos com as faces frontais almofadadas, encimado por dupla cornija e friso, que suportam nicho de arco de volta perfeita, concheado, pintado em tons vermelhos, albergando a imagem, em pedra, da Senhora da Piedade; está enquadrado por pilastras toscanas, estriadas, que suportam frontão semicircular, sendo ladeado por dupla voluta, afrontada e por pilastras dóricas, que prolongam as que flanqueiam o pórtico. 
Sobre a cornija, sineira de volta perfeita, assente em pilastras, com sineta de metal, e sobrepujada por cornija em empena, sendo coroada por cruz, em ferro, ao centro. Os panos imediatos são rasgados por janelas quadrangulares em capialço, surgindo, no corpo da capela-mor, janela semelhante, gradeada. Fachada lateral esquerda virada a SE., em empena, rasgada por janela em arco abatido, com moldura de cantaria e remate em pequena cornija. Fachada lateral direita virada a NO., em empena que se desenvolve sobre uma cornija plana, protegida por beiral, sobre o corpo saliente do altar-mor, de perfil poligonal; é rasgada, no corpo da sacristia, em meia-empena, por porta de verga recta com moldura de cantaria, encimada por janela rectangular. Fachada posterior marcada pelo corpo da sacristia, onde se rasga, na face SE., janela rectangular. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por lambril pintado a azul, com pavimento lajeado e cobertura de madeira em masseira, pintada de azul, assente em cornija e com tirantes metálicos; os vãos têm as molduras pintadas com marmoreados fingidos. Coro-alto assente em viga de betão, suportada por coluna toscana pétrea, com guarda balaustrada de madeira e acesso por escada de dois lanços, em cimento, no lado da Epístola. 
No lado do Evangelho, púlpito rectangular com bacia em cantaria assente em consola e guarda de madeira balaustrada, com acesso por porta de verga recta moldurada, protegida por guarda-voz de madeira em branco. Portal principal ladeando por pia de água-benta rectilínea com taça almofadada. 
Confrontantes, duas capelas em arco de volta perfeita, onde se integram retábulos de talha policroma, dedicados a São José, no lado do Evangelho, e São Sebastião, no lado da Epístola. O arco triunfal, de volta perfeita assente sobre pilastras toscanas, totalmente pintado, com marmoreados fingidos, pontuados por motivos fitomórficos e moldura vermelha, acede à capela-mor por um degrau, cerrada por teia de madeira balaustrada; tem as paredes rebocadas e decorados com pinturas murais, com o "Sacrifício de Isaac", do lado do Evangelho, e de Moisés, do lado da Epístola, sobre lambril pintado com losangos negros e brancos, em perspectiva, e, superiormente, friso de festões; pavimento em lajeado de granito e cobertura em abóbada de berço dividida em 20 caixotões pétreos pintados com cenas da vida de Cristo e, centralmente, as armas da Misericórdia, assente em cornija saliente sobre equidistantes. 
Sobre supedâneo de um degrau, retábulo-mor em talha dourada e pintura a preto, de planta recta e um eixo formado por seis colunas com o fuste decorado por elementos fitomórficos e terço inferior marcado, capitéis coríntios e assentes em plintos paralelepipédicos com as faces decoradas por acantos enrolados; exteriormente possui elemento fitomórfico e orelhas recortadas; no centro, tribuna rectilínea, com a boca rendilhada e interior com duas colunas semelhantes às anteriores, que suportam friso de acantos, e fundo decorado por losangos; é rematado por dupla cornija e friso de acantos, surgindo, ao centro, tabela rectangular vertical sobre pequeno arco abatido, flanqueado por quatro colunas semelhantes às anteriores, que sustentam friso, cornija e pináculos; no centro, uma pintura a representar uma Pietà; altar em forma de urna, com decoração de marmnoreados verdes e rosa, com cartela central. 
No lado do Evangelho, porta de verga recta de acesso à sacristia, rebocada e pintada de branco, percorrida por lambril pintado a azul, com pavimento em lajeado de granito e tecto plano, em ripado de madeira pintada de azul; o anexo *1 é rebocado e pintado de branco, com pavimento cimentado e tecto plano, em ripado de madeira, também pintada de azul, com escada, de um lanço, em cimento, de acesso ao púlpito.
Acessos
Largo da Misericórdia
Protecção
Inexistente
Grau
2 - imóvel ou conjunto com valor tipológico, estilístico ou histórico ou que se singulariza na massa edificada, cujos elementos estruturais e características de qualidade arquitectónica ou significado histórico deverão ser preservadas. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Imóvel de Interesse Público.
Enquadramento
Urbano, isolado, no centro de Mogadouro, implantado em largo calcetado com cubo granítico, em posição subjacente ao Castelo de Mogadouro (v. PT010408100007), e fronteiro ao Pelourinho (v. PT010408100004). Implanta-se em amplo largo pavimentado a paralelepípedos, flanqueado, no lado esquerdo por muros divisores de propriedades, um deles adossado à igreja e, no lado direito, por muro e casas de habitação, maioritariamente de um e dois pisos. No largo, surgem alguns plátanos.
Descrição Complementar
Os retábulos laterais são semelhantes, inseridos num vão de volta perfeita com moldura pintada com marmoreados fingidos, de talha dourada e policromada, de planta recta e corpo côncavo, de um eixo definido por quatro pilastras com os fustes decorados por acantos e assentes em plintos paralelepipédicos e duas colunas torsas assentes em consolas, que se prolongam em três arquivoltas, a intermédia torsa, unidas no sentido do raio, formando o ático; no centro, nicho de volta perfeita, com o fundo pintado a imitar brocados, onde se inscreve mísula com a imagem do orago; altar paralelepipédico, com o frontal decorado, o do lado do Evangelho a imitar brocados, formando sebastos e sanefa e, no oposto, a imitar tecido, mas com exuberante decoração de concheados e elementos fitomórficos, tendo cartela central com três anjos. 
As pinturas murais apresentam, no lado do Evangelho, luxuriante paisagem, onde surge representado o "Sacrifício de Isaac", surgindo, a rodear o vão de acesso à sacristia, falso frontão e moldura recortada de acantos e concheados. No lado da Epístola, a representação de "Moisés a receber as tábuas da Lei", surgindo moldura semelhante à anterior a envolver a janela. Nos caixotões da capela-mor, surgem: na fiada central, "Ressurreição de Cristo", Escudo português, "Assunção da Virgem" e "Coroação da Virgem"; no lado do Evangelho: "São José visitado pelo anjo", "Anunciação", "Visitação", ?, "Natividade", "Apresentação de Jesus no Templo", "Menino entre os Doutores", "Pentecostes"; no lado da Epístola, "Prisão de Cristo", "Calvário", "Crucificação", "Ressurreição", Evangelista (?), "Cristo no Horto" (?); "Flagelação" e Figura em oração.
Utilização Inicial
Religiosa: igreja de misericórdia
Utilização Actual
Religiosa: igreja de misericórdia
Propriedade
Privada: Misericórdia
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Séc. 16 / 18 / 19 / 20
Arquitecto / Construtor / Autor
CANTEIROS: José Alves, de Brunhoso, Bartolomeu de Castro, de Mogadouro, e João Fontes, de Bruçó; José Pereira e António Martins, de Mogadouro, e José Pacheco, de Remondes; PINTOR: Manuel Teixeira de Matos.
Cronologia
1559 - fundação da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro; séc. 16, segunda metade - construção da Igreja da Misericórdia por acção do benemérito D. Luís Álvares de Távora; 1770 - remodelação e ampliação da igreja, pelo valor de 156.000$000 pelos canteiros José Alves, de Brunhoso, Bartolomeu de Castro, de Mogadouro, e João Fontes, de Bruçó,; 1776 - abertura de uma porta, arranjo do nicho da Senhora da Piedade, remodelação da sineira e pintura da tribuna; 1788 - pintura dos caixotões do tecto e das paredes da capela-mor por Manuel Teixeira de Matos; 1795 - remodelação do forro da igreja; 1798 - arranjo da parede da capela-mor; 1799 - arranjo do coro-alto; 1802 - revisão do madeiramento da igreja; 1930, década - demolição do edifício anexo do Hospital da Misericórdia, localizado a E. do corpo da igreja.
Características Particulares
Igreja de fundação maneirista, ampliado no séc. 18, correspondendo o terço anterior a esta ampliação. Portal principal em arco de volta perfeita, que assenta em dupla pilastra sendo o conjunto enquadrado por pilastras dóricas, sobre altos plintos paralelepipédicos, encimado por friso e cornijas, sobre os quais surge nicho concheado e pintado, contendo a imagem da Senhora da Piedade, peça de superior qualidade plástica, revelando um trabalho de excelente execução artística. As guarnições dos vãos dos altares laterais e do arco triunfal apresentam pintura marmoreada, em tons cinzentos e azúis, tendo a do arco triunfal moldura pintada a vermelho. Capela-mor com pinturas murais, sobre lambris pintados com elementos negros e brancos, em perspectiva, destacando-se as molduras rococó que envolvem a porta da sacristia e a janela do lado da Epístola; possui caixotões pintados com cenas da vida de Cristo, surgindo, num deles, as armas das Misericórdias. 
Possui retábulos laterais, de talha dourada e policromada do estilo nacional, nos quais se destacam os frontais pintados a imitar brocados e tecidos, destacando-se o da Epístola, com exuberante gramática rococó e cartela central com anjos.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito, com paramentos rebocados e pintados com vãos e cunhais em cantaria, sineira em cantaria, cobertura em madeira telhada, cobertura interior em madeira e em abóbada de pedra, coro-alto em betão, púlpito de granito com balaustrada em madeira, altares em madeira, portas de madeira, pavimentos em lajes graníticas e cimentado, janelas gradeadas e envidraçadas.
Bibliografia
MOURINHO (JÚNIOR), António Rodrigues, Arquitectura Religiosa da Diocese de Miranda do Douro - Bragança, Sendim, 1995, pp. 247 - 254.
Documentação Gráfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
Proprietário: séc. 20, década de 60: remodelação do coro-alto; 1995 - restauro do altar-mor.
Observações
*1 - O anexo da sacristia terá funcionado como Casa do Despacho dos Mesários.
Autor e Data
Alexandra Lima e Paulo Amaral 2000

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário