sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Jornadas Culturais de Balsemão passam por Alfândega da Fé XVI edição é dedicada ao “Diálogo entre a Cultura e a Fé”

Realizam-se de 3 a 6 de outubro as XVI Jornadas Culturais de Balsamão. A iniciativa, organizada anualmente pelo Centro Cultural de Balsamão, é, este ano, dedicada ao tema “Diálogo entre a Cultura e a Fé”.
As Jornadas, que têm como principal objetivo debater e analisar temas de interesse cultural e dar a conhecer a cultura e história do Nordeste Transmontano, vão dedicar um dia a Alfândega da Fé. O programa inclui uma deslocação a este concelho do nordeste transmontano, no dia 5 de outubro.
Em análise, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, vão estar “O património arqueológico do Vale do Sabor” e as “Pinturas murais setecentistas no Santuário de Santo Antão e Concelho de Alfândega da Fé”, intervenções da responsabilidade de Paulo Dórdio (Arqueólogo Coordenador do Plano de Salvaguarda do Património do Baixo Sabor) e Joaquim Caetano (Historiador de Arte), respetivamente. 
A sessão vai também contar com a presença de D. José Cordeiro, Bispo da Diocese Bragança-Miranda, que vai fazer uma comunicação sobre “ O Santuário de Santo Antão: piedade popular e inculturação da fé”. A passagem por Alfândega da Fé inclui a visita ao Santuário de Santo Antão da Barca, Legoínha, Nossa Senhora de Jerusalém e a algumasestações arqueológicas adjacentes – Cilhades (Picões).
Os interessados em participar nesta 16ª edição das Jornadas Culturais de Balsamão devem fazer a inscrição até ao dia 25 de setembro.
FICHA DE INSCRIÇÃO

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário