quarta-feira, 25 de setembro de 2013

JOVENS EUROPEUS TROCAM EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E SOCIAIS EM ATENOR

Um grupo de 27 jovens provenientes cinco países europeus está no planalto mirandês para conhecer a cultura, a língua mirandesa, a música, os produtos endógenos e o potencial económico da região. 
"O que fazemos é dar a conhecer aos jovens um pouco da nossa cultura e tentar que no futuro os participantes neste intercâmbio sejam, na Europa, um canal de divulgação das potencialidades da região do planalto mirandês", avançou o presidente da Junta de Freguesia de Atenor (JFA), Moisés Esteves.
O grupo inclui jovens de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, que são provenientes de países como a Macedónia, Estónia, Ucrânia e Checoslováquia e Espanha, alojados nas aldeias de Teixeira e Atenor, no concelho de Miranda do Douro.
A ideia surge através da associação Experimentáculo, com sede em Setúbal, e da JFA que procuram mostrar aos jovens como é possível "fixarem-se no meio rural com qualidade de vida".
"Já trabalhamos há alguns anos com programa 'Juventude em Ação da Comissão Europeia' e andávamos à procura de aldeia do interior que fosse dinâmica e com jovens. Após uma busca, encontrámos Atenor, uma aldeia que tem bastantes jovens, que vieram de outros pontos dos país para aqui se fixarem", frisou Helena Reis, da Experimentáculo.
Para hoje, está agendado um pequeno mercado onde cada um dos visitantes vai poder mostrar um pouco daquilo que se faz nos seus países de origem.
"É reconhecido por todos o que aldeia de Atenor tem feito para a fixação de jovens e para atrair visitantes nacionais. Agora, pretendemos atrair pessoas vindas um pouco de toda a Europa", disse Moisés Esteves.
Num futuro próximo, os jovens do planalto mirandês vão deslocar-se aos países que agora visitaram as aldeias de Atenor e Teixeira, para assim fomentarem "uma troca de experiências no espaço europeu".
"Uma das ideias passa igualmente por colocar produtos regionais produzidos na nossa aldeia nos mercados europeus", frisou.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário