sábado, 21 de setembro de 2013

Murça - Autarquia presta homenagem aos vitivinicultores

Foi inaugurado na passada sexta-feira, o “Monumento ao Vitivinicultor do Concelho de Murça”, localizado junto ao Jardim Herói Milhões e às instalações da Adega Cooperativa local.
Trata-se de um conjunto escultórico, enquadrado por uma reconstrução cénica alusiva há colheita do vinho, onde não falta um cálice simbolizando a excelente qualidade dos vinhos produzidos nas terras de Murça, uma espécie de culminar de toda uma jornada desencadeada ao longo do ano de trabalho agrícola no amanho da terra para cultivo da vinha.
O “Monumento ao Vitivinicultor” foi um projecto idealizado pela Câmara Municipal de Murça, que segundo o seu presidente, João Teixeira, “pretende homenagear todos aqueles que, ao longo dos anos cultivam a vinha, de onde muitos agricultores do nosso concelho tiram o sustento para si e para as suas famílias”.
A agricultura que se faz em Murça ao longo dos tempos, tem séculos de sofrimento, de resistência às adversidades e de adaptação às inovações que foram surgindo.
Foi autor deste monumento o reconhecido escultor Helder Carvalho. 
Nasceu em 1954 Carrazeda de Ansiães. Formou-se em 1978, em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi discípulo entre outros do Escultor Gustavo Bastos, Alberto Carneiro, Zulmiro de Carvalho, Eduardo Tavares e Júlio Resende. Mestrado em “Art Craft and Design Education - University of Surrey Roehempton - Londres. Trabalha em escultura e reside no Porto. É professor no Departamento de Artes Visuais na Escola Superior de Educação de Bragança.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário