quinta-feira, 26 de setembro de 2019

RESPONSO PARA AS MALEITAS DO PODER

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)

Pela folha da oliveira…pela flor da erva salva…pelo cardo…pelo rosmaninho em Santa-feira Santa…pela pedra ametista…pelo sal…pelo vinho e azeite…pelo corvo…pelo mocho…pela asas do morcego te faço este responso… a ti servidor do Povo… para que quando fores eleito para a Câmara Municipal… ou para a Junta de Freguesia…saias mais pobre… do que quando entraste…porque puseste os teus teres e haveres ao serviço do Povo... e não enriqueças na tentação de luvas e outros amanhos… que se acoitam no descuido das decisões… 
…para que saibas que o poder não é teu…mas do Povo que to empresta…para o repartires e administres com prudência…justiça e equidade… 
…te encomendo com o ramo de alecrim…para que saibas que foste eleito para servir a todos e não somente à tua família política… para que não caias em tentação de te perderes na bebedeira dos assessores…secretárias… mordomos… e motoristas… para que não façam o teu deleite…mas te ajudem a servir o Povo na humildade e recato… 
…pelas sete chagas te recomendo a São Cristóvão para que passes as estradas e as pontes na sobriedade do teu automóvel…instrumento de trabalho… e não na ostentação da tua riqueza…que não te pertence…pois é pertença do Povo que anda a pé na ausência do trabalho que lhe roubaram…
…pelas sete estrelas…pelas sete virgens… te faço este responso para que não tenhas medo…e não te venham prender ao amanhecer… por roubo… abuso de poder… ou corrupção… pela salsa… pela hortelã… que as tuas mãos estejam limpas… os teus olhos claros… e o teu desejo parco.
…pelas chagas de São Roque… pelos 40 dias de jejum no deserto…te faço este responso para que saibas que és um pobre entre os Pobres…e não podes dar o que não é teu…mas repartir o bem público… no desapego do bom administrador… com justiça e respeito.
…pelos Santos Mártires… pela estrela de alva te faço este responso para que nunca te agradeçam por teres servido…nada te pertence…nada é teu… aceitaste… por vontade própria servir a democracia… não te sirvas… no sorriso matreiro de quem reparte o pedaço maior do pão por aquele que menos precisa… mas agradece!
Que Santo Agostinho…São Boaventura…Santo Anselmo….Platão e Aristóteles…te confiram o dom da sabedoria... e da humildade e o Povo te respeite.
Amem!

Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário