segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Alfândega da Fé - Regadio da Esteveinha vai ser requalificado

Vão arrancar ainda este mês as obras de reabilitação do regadio da barragem da Esteveinha, em Alfândega da Fé.
O auto de consignação das obras já foi assinado. O investimento de 1,7 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários, vai ser suportado pela Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé (CMAF), Eduardo Tavares, esta intervenção era urgente para travar o desperdício de água.
“Estamos a falar de um perímetro de rega que tem quase 50 anos. As condutas estavam bastante degradadas, havia muito desperdício, havia fugas permanentes, que já não era possível reparar, dada a natureza dos materiais da actual rede”, constata o autarca. 
Esta intervenção vai permitir substituir os materiais do actual sistema de regadio. “Com esta reabilitação vamos ter novas condutas, novas bocas de rega, equipamento mais fiável, que vai permitir uma grande eficiência na água utilizada e vamos ter um regadio com maior sustentabilidade do que o que tínhamos até aqui”, salienta o vice-presidente da CMAF. 
350 agricultores abrangidos
Este regadio serve cerca de 350 agricultores e abrange uma área de cerca de 270 hectares. Eduardo Tavares acredita que com a melhoria da gestão da rega a produção agrícola no concelho poderá aumentar.
“A reabilitação deste perímetro de rega era fundamental para assegurar o futuro da nossa agricultura no chamado plano alfa, que deu origem à Cooperativa agrícola, produção de cereja e fruticultura que temos nesta zona do Planalto de Alfândega da Fé. É também um incentivo para os agricultores terem mais confiança e poderem fazer investimentos onde tenham garantia que vão ter água em quantidade no período em que ela é necessária”, realça Eduardo Tavares.
No entanto, o autarca defende ainda a realização de mais investimentos. “Considero que será importante pensarmos no reforço da bacia hidrográfica desta albufeira. Ela dependia muito da bacia hidrográfica da barragem de Sambade, que entretanto foi construída, e nos próximos anos vamos ter mais dificuldade no enchimento da mesma. Mas é uma situação que temos agora que tratar com a Direcção Regional e também com outras entidades para complementar esta rede de rega”, defende o autarca. 
As obras no regadio da barragem da Esteveinha deverão estar concluídas em Abril do próximo ano.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário