quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Europa unida na protecção do lobo

A CoraNE é uma das entidades parceiras do projecto Wolf
O projeto Wolf: WildLife & Farmers, financiado pelo programa Leader 2007-2013, não vai terminar com o encerramento do actual Quadro Comunitário de Apoio. Os parceiros envolvidos decidiram assinar um protocolo onde se comprometem a continuar a trabalhar “em prol do objetivo comum da coexistência pacífica entre a actividade pastorícia e a vida selvagem”. 
O documento foi assinado recentemente em Salamanca e envolveu doze Grupos de Acção Local (GAL), de Portugal (Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da raia Nordestina), Espanha, Suécia, Estónia, Polónia e Roménia.
Sem nunca esquecer a importância económica da pastorícia, os GAL insistiram na necessidade de adotar algumas medidas preventivas para evitar os ataques de lobos e a necessidade de manter o ecossistema em equilíbrio.
Ainda na vertente económica, os GAL defenderam a necessidade de criar condições para que a vida selvagem se possa transformar em mais um motivo de desenvolvimento e de atracção turística. 
O protocolo agora assinado pode servir de base para dar continuidade ao projecto de cooperação, no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020.
Bolsa de Terras
 A CoraNE é uma 29 associações de desenvolvimento local autorizadas a praticar actos de gestão operacional da Bolsa de Terras, a par da Desteque e da Douro Superior
A Bolsa de Terras aplica-se aos prédios rústicos e à parte rústica dos prédios mistos, integrados voluntariamente pelos seus proprietários ou seus representantes, com aptidão agrícola, florestal e silvopastoril, e visa facilitar o acesso à terra através da sua disponibilização, quando não seja utilizada, e uma melhor identificação e promoção da sua oferta, para arrendamento, venda ou outros tipos de cedência.
Recorde-se que o Ministério da Agricultura e do Mar autorizou 225 entidades idóneas que se constituirão como uma rede de proximidade junto dos proprietários e demais interessados, com vista à divulgação e dinamização da Bolsa de Terras.
Destaque
A vida selvagem é em mais um motivo de desenvolvimento e de atracção turística.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário