sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Arquivo do cónego António Mário Pinto é tema de exposição

Até ao próximo dia 4 de dezembro pode visitar a Exposição acervo pessoal do cónego António Mário Pinto, que está patente no Arquivo Municipal de Miranda do Douro.
António Mário Pinto nasceu a 7 de Março de 1928, em Ifanes, tendo feito os seus estudos no Seminário de S. José em Bragança, onde foi ordenado presbítero em 1952, tendo como primeira paroquia Gondesende e Castrelos, no concelho de Bragança. 
Foi também pároco em Babe, concelho de Bragança, em Picote e Vila Chã da Braciosa, no concelho de Miranda do Douro. Lecionou a disciplina de Religião e Moral, no ano letivo de 1971/1972 na Escola Preparatória D. João III de Miranda do Douro. Em 1973 foi nomeado missionário dos emigrantes portugueses na diocese de Paderborn, na Alemanha, onde esteve até 1998. De regresso a Portugal voltou a lecionar, no ano letivo de 1991/1992, a disciplina de Religião e Moral na Escola Preparatória de Miranda do Douro. Em 2001 foi nomeado Cónego Capitular da Sé de Bragança-Miranda. Entre 2000 e 2008, exerceu de Capelão do Hospital Distrital de Bragança. Ao longo do seu vasto percurso pessoal e espiritual acumulou uma experiência de vida que fez questão de deixar aos vindouros e à sua terra natal, o que fez, legando o seu acervo documental e pessoal ao Município de Miranda do Douro, através de escritura de doação subscrita pelos seus familiares em 28 de fevereiro de 2013. Atualmente vive na cidade do Porto.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário