quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Balança industrial gera polémica em Izeda

Novo executivo desligou equipamento por falta de verificação do Ministério da Economia
Alguns agricultores e comerciantes de Izeda estão indignados com o facto do novo executivo da Junta de Freguesia ter desligado a balança industrial pública da vila.
José Pires é um dos comerciantes que usava o equipamento, colocado pelo anterior executivo, que começou a funcionar no passado mês de Agosto.
“Agora como não funciona tenho que ir a Morais. As aldeias vizinhas do concelho de Macedo de Cavaleiros todas têm uma balança pública, em Izeda é que parece que estorva a essas pessoas que foram agora para a Junta e que fizeram o favor de a desligar”, lamenta o comerciante.
José Pires não tem dúvidas que este equipamento é fundamental para quem precisa de pesar mercadoria. “É um transtorno, porque nessa balança podia-se pesar a qualquer hora. A gente chegava ali e metia as moedas para pagar o serviço. Em Izeda há mais uma ou duas, mas são particulares, nem estão abertas à hora que a gente precisa”, acrescenta.
Também Amadeu Cidres foi apanhado de surpresa com a indicação de que a balança estava avariada, que entretanto foi retirada, depois de a Junta ter sido contactada pela empresa que colocou a balança, ainda na garantia. “Para mim até foi uma surpresa quando vi lá um papel a dizer que estava avariada. Então agora que vai ser a época da apanha da azeitona, tenho que pesar o produto, e tenho que recorrer à aldeia vizinha de Frieira. É uma coisa que faz falta à maioria dos agricultores”, lamenta.
Protocolo com cooperativa
Contactado pelo Jornal NORDESTE, o presidente da União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, Luís Filipe Fernandes, justifica esta decisão com o facto de a balança carecer de verificação por parte do Ministério da Economia, obrigatória por lei. “Atendendo a essa situação e porque a Junta anterior colocou-a em funcionamento sem essa verificação e isso implica, se fiscalizada, multas e processos de contra-ordenação muito avultados, nós decidimos desligá-la enquanto esse processo não for posto a andar”, explica o autarca.
Relativamente ao pedido de verificação, Luís Filipe Fernandes diz que a Junta não tem dinheiro. “Custa cerca de 900 euros e a Junta de Freguesia tem dívidas muito avultadas e está sem um cêntimo na conta bancária”, garante.
O autarca assegura, ainda, que a Junta de Freguesia vai estabelecer um protocolo com a Cooperativa dos Olivicultores, que também tem uma balança industrial, para que esta possa ser utilizada por qualquer pessoa de Izeda.
Destaque
Agricultores e comerciantes garantem que a balança industrial é fundamental e queixam-se de transtornos

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário