quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Carrazeda de Ansiães - Valor Douro promete acabar com as lixeiras

Projecto visa a recuperação de depósitos clandestinos de resíduos em seis municípios durienses
Seis concelhos durienses vão ser alvo de um investimento de 300 mil euros para recuperar depósitos clandestinos de resíduos. O pontapé de saída foi dado na passada quinta-feira, em Carrazeda de Ansiães, um dos municípios que integra o projecto “Valor Douro”, juntamente com Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Vila Flor e Vila Nova de Foz Côa.
“Este projecto valoriza o património ambiental da região do Douro, concretamente, nesta zona do Douro Vinhateiro, e pretende recuperar os depósitos clandestinos de resíduos, nomeadamente os resultantes da construção e demolição”, explicou Paulo Praça, administrador-delegado da empresa Resíduos do Nordeste.
No total vão ser limpos 38 locais numa área de 500 m3, onde existem resíduos “ espalhados indevidamente pela paisagem”, considera Paulo Praça.
Reaproveitar o lixo
O vice-presidente da CCDR-Norte, Álvaro Carvalho, sublinha a necessidade de se encarar o lixo como um produto que pode ser reaproveitado, esperando que iniciativas como esta possam ser alargadas a outros concelhos. “Temos que proteger o ambiente e dar qualidade de vida às pessoas, não só daqui do território, mas também àqueles que nos visitam”. O responsável adianta que uma das grandes apostas no próximo Quadro Comunitário vai ser o território e o turismo. “Não se consegue apostar no turismo se o território não estiver organizado, se não estiver limpo, se não for atractivo”, lembra.
Só no concelho de Carrazeda de Ansiães já foram identificados 22 lugares com lixeiras clandestinas. O autarca do local, José Luís Correia, espera que o “Valor Douro” contribua aproveita para lançar um apelo à população. “Precisamos que todos contribuam para a preservação ambiental. Se queremos cá pessoas a visitar-nos, temos que ter todos o cuidado de termos condições agradáveis e não darmos a entender que somos um país de Terceiro Mundo e que depositamos os resíduos em qualquer lugar e de qualquer maneira”, alerta. 
Destaque
Só no concelho de Carrazeda de Ansiães já foram identificados 22 lugares com lixeiras clandestinas

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário