quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Da castanha também se faz gelado

Depois do “Ouriço de Bragança”, mestre Eurico Castro lança o gelado de castanha 
» Vincent Farges e Frederic Breitenbucher renderam-se aos produtos transmontanos
Mais de 15 mil visitantes passaram pela 12ª edição da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, que decorreu este fim-de-semana, em Bragança. 
Para a organização, esta continua a ser a segunda melhor feira do país no sector da caça, a seguir a Santarém. O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, faz um balanço positivo do certame, onde estiveram presentes cerca de cem expositores. “Estamos muito satisfeitos. De facto o número de visitantes superou as expectativas que nós tínhamos, face às circunstâncias actuais que o país vive”, refere o autarca. 
A aposta na gastronomia trouxe a Bragança chefes de cozinha que já conquistaram nome no palco nacional. Um deles, Luís Barradas, surpreendeu os visitantes com sushi “transmontano”, exclusivamente confeccionado com truta, achigã e lúcio. Destacou-se, também, a presença de dois chefes franceses que trabalham em Portugal. Vincent Farges (estrela Michelin) veio à procura novos ingredientes para utilizar no restaurante do hotel Fortaleza do Guincho, em Cascais. A ele juntou-se Frederic Breitenbucher, do restaurante River Lounge, em Lisboa. 
Grandes nomes da cozinha nacional fizeram, nestes quatro dias, demonstrações de cozinha em que a regra de ouro era utilizar ingredientes de caça e pesca e, também, as castanhas. 
Concurso reuniu bloggers 
Os oito maiores bloggers de culinária também participaram num concurso onde produtos da região eram obrigatórios na confecção de todos os pratos. Naida Folgado, chef do blog “Frango do Campo”, confessa que foi “uma experiência única pelo convívio e pelo desafio de cozinhar com produtos de tanta qualidade e tão diversos. A caça foi difícil mas resultaram pratos muito interessantes ”. Rodrigo Meneses, mentor do “foodie.pt”, orgulha-se das raízes transmontanas e tem brilhado como cozinheiro na capital, inclusive no concurso televisivo Master Chef. “Acima de tudo é muito bom mostrarmos o produto transmontano a Portugal Inteiro”, elogia. 
Outra das novidades da feira foi o lançamento do gelado de castanha, pela mão de Eurico Castro, o mentor do doce “Ouriço de Bragança”. “Esta ideia de trazer o gelado de castanha funcionou muito bem e as pessoas aderiram. Foram quatro dias de sucesso”, garantiu o empresário.
Destaque
“A aposta na gastronomia trouxe a Bragança chefes de cozinha que já conquistaram nome no palco internacional”

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário