sexta-feira, 1 de novembro de 2013

É preciso profissionalizar o sector da castanha

É preciso constituir organizações profissionais no sector da castanha.O alerta foi feito pelo director regional de agricultura na cerimónia de abertura da Norcaça, Norpesca e Norcastanha.
O certame arrancou ontem, em Bragança, e Manuel Cardoso aproveitou a oportunidade para deixar o aviso aos produtores. “Temos de ganhar escala na produção, transformação e comercialização e para isso é fundamental uma organização interprofissional deste sector”, assegura, acrescentando que “o próximo programa de desenvolvimento regional vai ter uma majoração até 10% nos projectos que sejam integrados em organizações de produtores”.
O director regional salientou também a importância de implementar sistemas de regadio para aumentar a produção de castanha na região. “O regadio permite aumentar a produtividade e qualquer cultura e permite também fazer face às aleatoriedades climáticas. Se tivermos regadio temos a possibilidade de ter uma produção mais regular ao longo dos anos”, refere Manuel Cardoso.
A cerimónia de abertura da da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, o presidente da câmara de Bragança manifestou a crença de, nesta edição, o certame poder ter mais visitantes graças à conclusão da Auto-estrada Transmontana. “Vamos fazer esse teste este ano e tentar perceber se de facto uma nova via de comunicação, como esta que foi recentemente construída, se tem algum efeito em certames deste género”, afirma Hernâni Dias. “Eu espero que no final possamos dizer que a auto-estrada conseguir trazer mais gente a Bragança para visitar este certame”, acrescenta.
A feira, que decorre até domingo, recebeu, no ano passado, cerca de 15 mil visitantes.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário