quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Enfermeiros sensibilizam jovens para malefícios do tabaco

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança está a sensibilizar os jovens para os malefícios do tabaco.
O Dia do Não Fumador foi assinalado no domingo e os profissionais de saúde estão a aproveitar esta semana para realizar um conjunto de acções de esclarecimento nas escolas do concelho. 
Ontem, foi a vez da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.  
Alcatrão, acetona e amoníaco são algumas das substâncias que um cigarro contém. Cerca de 47 mil substâncias tóxicas, das quais 43 são cancerígenas. Os alunos presentes na sessão de esclarecimento dizem que já conheciam os malefícios do tabaco, ainda assim ficaram surpreendidos com algumas das substâncias do tabaco.
Maria João mostra-se estupefacta com alguns componentes presentes no tabaco. “Acetona deixou-me muito surpreendida e o alcatrão nem se fala, tudo isto num só cigarro”, refere aluna.
Durante a sessão de sensibilização foi feito um rastreio de monóxido de carbono à comunidade educativa, pela a enfermeira Olívia Costa.
Apesar de haver muita informação, a enfermeira considera que o importante é conseguir que os alunos reflictam sobre o assunto. “Mais importante do que os bombardear com informação é preciso chegar a eles, falar a sua linguagem, para que reflictam e deixem de fumar ou nem sequer experimente”
A campanha do dia do Não- Fumador estendeu-se a todas a s escolas da cidade de Bragança, passando também pela Segurança Social e pela Escola Superior de Saúde.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário