segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Freixo comemora os 500 anos da chegada de Jorge Álvares à China

Em Freixo de Espada à Cinta comemoraram-se, no passado Sábado, os 500 anos da chegada de Jorge Álvares aos mares da China.
O facto de o navegador ser natural daquela vila transmontana é um motivo de orgulho para os seus conterrâneos. “Sinto muito orgulho em que digam que ele é de Freixo de Espada à Cinta porque foi um grande navegador, um grande cronista, um amigo de São francisco Xavier e claro que estas coisas todas ficam para a história”.
Durante o decurso das comemorações, a autarca de Freixo de Espada à Cinta salientou a necessidade de investigar a identidade do navegador. 
Maria do Céu Quintas diz que a reedição de um livro sobre a vida de Jorge Álvares é um dos objectivos do Município para dar a conhecer a sua história.  A comissão de honra foi presidida por Adriano Moreira. 
O professor realça que numa altura em que Portugal está a atravessar períodos de crise difíceis o regresso às raízes é muito importante. “Não é apenas a homenagem, é que as Nações precisam cimento que se chama união de afectos e esse afecto não se deve esquecer sobretudo quando temos crises muito difíceis como a que Portugal está a passar”.
Do programa protocolar das cerimónias, em Freixo de Espada à Cinta, constou também o lançamento do Carimbo Comemorativo "Jorge Álvares” da responsabilidade dos CTT.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário