terça-feira, 12 de novembro de 2013

Idoso sopra 100 velas com muita saúde

Tem 100 anos de idade, mas o espírito e a saúde são de um jovem. 
Amador Santos Pires, natural da aldeia de Freixedelo, no concelho de Bragança, festejou o centenário junto da família e amigos e recordou os tempos de mocidade. Depois das palmas, Amador Pires fez questão de apagar as três velas do bolo de aniversário com um único sopro. 
Chegou ao centenário cheio de Saúde. “Ainda sou capaz de ir para o quintal e amanhar lá umas couves se for preciso. Tenho saúde até ao fim da vida”, garante o idoso.
Questionado sobre o segredo da longevidade, Amador responde prontamente. “Deus quis que chegasse aos 100 anos. Segredo não há nenhum”.
Sempre bem disposto, o idoso recorda que a sua juventude foi passada a trabalhar. “Até trabalhei demais. E nem precisava de trabalhado tanto. Agora estou arrependido. Fazia muita coisa, cegava feno, pão, lavrava. Também andei algum tempo nas minas. Se não tivesse ido para lá pouco perdia. Aquele cheiro, aquela poeira, debaixo da terra. Não era grande coisa”, conta. Mas nos tempos livres, Amador ainda tinha tempo para a música. “Tocava guitarra, tocava violão, bandolim, o que era bom era tudo para mim. Se for preciso ainda toco, mas agora doem-me os dedos”.
Aos 100 anos, Amador Pires ainda se desloca pelo próprio pé e realiza a maioria das tarefas sozinho.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário