sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Instituições do distrito de Bragança recebem prémio EDP

A EDP vai distribuir 200 mil euros por instituições da região Norte. 
Os 10 projectos vencedores do programa EDP Solidária Barragens 2013 foram anunciados, ontem, na Régua, e vão beneficiar 2.500 pessoas.
Concorreram 60 entidades mas o administrador da EDP, Sérgio Figueiredo, confessa que houve mais interessados que não cumpriram os requisitos. “Houve aqui um filtro, porque houve um conjunto de candidaturas que não cumpriram os requisitos. Não é que tenhamos sido mais exigentes, mas o que é certo é que houve um conjunto de candidaturas que não cumpriram os regulamentos. Porque uma das grandes vantagens deste programa é que as pessoas quando concorrem sabem à partida quais são os critérios. 
Algumas instituições não estão ainda capacitadas, porque têm ainda estruturas muito frágeis e pouco profissionalizadas de interpretar bem o que é pedido”, constata o responsável. Preferindo qualidade à quantidade, Sérgio Figueiredo salienta os objectivos dos projectos vencedores. “O que nos conforta é que há aqui uma preocupação de serem projectos que vão para além do assistencialismo puro e duro. Há projectos que tentam tirar as pessoas de uma situação de fragilidade social e económica, envolvendo-as e tornando-as auto-sustentáveis”, sublinha Sérgio Figueiredo. 
A Santa Casa de Macedo de Cavaleiros, com o espaço Sénior Interactivo, abre a lista de vencedores. Segue-se a Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Mirandela com um projecto de integração profissional, que visa a recolha de óleos usados.
A Misericórdia de Mirandela foi contemplada para a aquisição de uma cadeira elevatória para o Centro Cívico. E a Associação do Amieiro, em Alijó, pretende remodelar a antiga Casa da Cultura.
Em Murça foi distinguida a Associação Prevenir “Eu Passo…”, com o projecto de promoção de hábitos de vida saudáveis para jovens, como explica a responsável deste projecto, Lorena Cruceias. “Tentarmos promover o que são hábitos de vida saudáveis desde o 5.º até ao 8.º ano e o que tentamos foi desenvolver actividades junto com outro projecto que já desenvolvemos nesta zona, que é a Orquestra Geração, e assim trazer mais alunos para a Orquestra e complementar a intervenção no meio escolar”, explica a responsável.
Recordo ainda que no conjunto das quatro edições anteriores do EDP Solidária Barragens foram beneficiadas 6.000 pessoas, no âmbito de 32 projectos vencedores em 15 concelhos. A estes somam-se agora os 10 novos projectos de 2013 que vão beneficiar 2500 pessoas.
Escrito por Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário