segunda-feira, 4 de novembro de 2013

IPB dá formação a instituições da Europa de Leste

O Instituto Politécnico de Bragança acolheu uma reunião do projecto “La Manche”, que é financiado pelo programa TEMPUS da Comissão Europeia.
Promover a modernização da educação em alguns países da Europa de Leste é o principal objectivo do projecto “La Manche”, liderado por uma instituição búlgara, conta com outros parceiros europeus que no fundo potenciam essa formação. Nomeadamente Portugal, representado pelo Instituto Politécnico de Bragança, mas também outros países como a Grécia, França, Reino Unido e a própria Bulgária. O foco é impulsionar a cooperação com países terceiros, ou seja com países fora da União Europeia, mais propriamente países na fronteira da europa, o caso presente é com países de leste (Arménia, Bielorrússia, Geórgia, Ucrânia e Moldávia), explica o vice-presidente do IPB. 
Formar dirigentes
Luís Pais adianta, ainda, que estas reuniões pretendem formar dirigentes das instituições da Europa de Leste. “Esta é a terceira reunião do projecto, as reuniões tem o objectivo de divulgação do próprio projecto e ao mesmo tempo treino dos dirigentes, ou seja a plateia não é de comuns professores e estudantes, são reitores, vice-reitores dessas instituições dos países terceiros e o objectivo do encontro é fazer a própria divulgação do que o projecto tem resultado e uma parte muito importante é o próprio treino em termos da liderança dos dirigentes dessas instituições. O projecto assenta num conceito que é como promover a mudança em termos da gestão destas instituições de forma a que se abram a outras cooperações e fiquem melhores”.
Esta reunião contou com a participação de 80 dirigentes de 23 Universidades de países de Leste e da União Europeia.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário