terça-feira, 19 de novembro de 2013

Já arrancou o segundo Programa de Empreendedorismo no Vale do Tua

O segundo Programa de Empreendedorismo no Vale do Tua arrancou, na passada terça-feira, em Mirandela e contou com cerca de cem participantes.
Este programa assenta no princípio de "formar e empreender para fixar e desenvolver", sendo uma das contrapartidas dadas pela EDP para compensar os municípios abrangidos pela construção da Barragem de Foz Tua. 
João Calejo, membro da pró-reitoria Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), parceira neste projecto, considera que a pressão de estar desempregado ou de ter acabado um curso superior leva as pessoas a participar. 
“Essa pressão, em termos psicológicos, tolda-nos um pouco a visão. Nós não vamos aqui tirar nenhum coelho da cartola mas vamos tentar, conjuntamente com as pessoas, ver potencialidades da região que poderá ser uma boa ideia de negócio mas que depois é preciso estudá-la”, refere o responsável.
O administrador da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua acredita que este segundo programa terá ainda mais sucesso. “Nós temos esperanças que este programa haja um melhor resultado porque começa agora um novo Quadro Comunitário mais virado para as empresas e não para as instituições, o que quer dizer que há possibilidades reais de as pessoas conseguirem financiamento para os negócios”, explica José Silvano.
Primeira sessão concorrida
Quase cem pessoas estiveram presentes na primeira sessão do programa de criação de auto-emprego que tem como principais objectivos o aumento da capacidade empreendedora, potencialização dos negócios existentes na região, aumento a taxa de sobrevivência das empresas e a fixação das populações.
“ Eu vim a este fórum de empreender no Vale do Tua porque penso que é uma mais-valia termos noção de onde podemos recorrer para conseguirmos informação sobre os financiamentos e de programas a que podemos recorrer para abrir um negócio no nossa região”, conta Ângela Almeida, uma das participantes recém-licenciada em Turismo. 
De recordar que a primeira edição do Programa de Empreendedorismo no Vale do Tua foi lançada no ano de 2012 pela EDP. Em 2013, esta iniciativa é promovida pela Associação de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT), uma associação constituída pelos cinco Municípios do Vale do Tua, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor e pela EDP.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário