sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Mirandela - Rastreios assinalam Dia Mundial da Diabetes

Hospital Terra Quente e ULS-Nordeste organizam acções de prevenção
Em Portugal cerca 13 por cento da população é diabética e cerca de 26,5 por cento têm hiperglicemia intermédia, o que significa que cerca de 39 por cento da população portuguesa tem diabetes ou pré-diabetes.
Atento a este problema, o Hospital Terra Quente (HTQ) vai comemorar o Dia Mundial da Diabetes, a 14 de Novembro, realizando um rastreio gratuito a toda a população. A acção decorrerá no HTQ, das 9 às 17 horas.
“Há que lançar um desafio. Fazer o rastreio precoce da hiperglicemia e tratar rapidamente e bem esta população, diagnosticando esta situação e os diabetes tipo 2 ainda não diagnosticados é a nossa intenção”, refere o endocrinologista do Hospital Terra Quente, Camilo Morais.
Também a ULS-Nordeste, em parceria com várias instituições de Mirandela, vai realizar um programa diversificado para assinalar o Dia Mundial da Diabetes. 
No dia 12 e 13 de Novembro, entre as 9:30H e as 13H decorre um rastreio de glicémia capilar, tensão arterial e avaliação dos pés, no Parque do Império em Mirandela. No dia 14, durante o período da manhã realizam-se sessões de sensibilização sobre a Diabetes no Centro de Saúde nº 1 e 2 e para encerrar o programa, no dia 16 realiza-se um percurso pedestre subordinado ao tema “ Importância da actividade física na gestão da Diabetes”.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário