sábado, 9 de novembro de 2013

Notícias da aldeia

Às vezes a aldeia pesa-me… e o silêncio ouve-se tão persistente como o vento que uiva em noite de Invernia, vindo dos lados da Castragosa. A velha mais velha do povoado diz que ouve, distintamente, à mistura com o vento um padre herético gritar: - descalça-me a botaaaaa! Este padre pisou a hóstia consagrada e morreu em pecado mortal. Eu desgraçadamente não tenho o dom de ouvir o padre pecador….só ouço o vento…e o silêncio…e a noite e a minha cadela que ladra por desfastio por não ter mais nada que fazer.
A noite transmontana…a aldeia… os que partiram sonham regressar… amanhar a horta… plantar castanheiros… reerguer a casa. Os que ficamos ganhámos raízes… e a aldeia é somente a aldeia… a casa é onde passamos o Verão breve e o longo Inverno… a lareira arde… mas o frio pesa… muitas vezes na alma. Muito. Às vezes temos a tentação de partir…ir para um lugar onde haja gente… rios… pontes… e uma noite cheia de luz com bares… homens e mulheres e muito glamour. Mas as raízes pesam mais… e de novo ficamos e sem saber por quê aceitamos piedosamente o dogma dos idosos sábios e prudentes: - O mundo deve acabar logo ali, perto da Serra… da Senhora da Serra. E de novo ficamos!
… onde havemos de ir agora! Dizem os meus vizinhos!
Por isso ficamos… talvez o Inverno seja breve… apago o lume… uma coruja pia dolorosamente. Talvez amanhã haja sol!
… engano-me…não é a aldeia que me pesa…é este Novembro… em Novembro regressam todos!
…boa noite!

Por: Fernando Calado

Sem comentários:

Enviar um comentário