sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O que é um mito?

O que é um mito?
Com muitas semelhanças em relação à lenda, o mito é uma narrativa respeitante a uma comunidade ou a um País, onde, geralmente, intervêm personagens com poderes sobrenaturais, isto é, poderes não acessíveis ao comum dos humanos. Estas personagens, também conhecidas como “seres míticos”, construíram grandes pontes ou montanhas, desviaram rios, transformaram paisagens, libertaram aldeias e vilas, etc.
Os mitos são, por isso, um elo poderoso de ligação entre o passado, o presente e o futuro no seio das respectivas comunidades. Daí que estas realizem, ciclicamente, festas e rituais (ou ritos), que, na realidade, são formas de manter vivas algumas destas histórias e as memórias que contêm.
(in Alexandre Parafita “Histórias de arte e manhas”, Texto Editores, Lisboa, 2005, p. 31)
O que são seres míticos?
São figuras sobrenaturais que intervêm, como personagens principais ou secundárias, nos contos populares, nas lendas e, sobretudo, nos mitos. Mouras encantadas, ogres, olharapos, duendes, lobisomens, diabo, bruxas, fadas e almas penadas são alguns dos seres míticos que fazem parte da literatura oral tradicional.
São igualmente famosos na cultura ocidental os seres míticos da antiguidade greco-romana (os centauros, os ciclopes, os sátiros, os cercopes...). E não menos conhecidos são também os seus mitos: “A Caixa de Pandora”, “O Rei Midas”, “O Palácio de Circe”, “A Cabeça de Medusa”, entre muitos outros.
(in Alexandre Parafita “Histórias de arte e manhas”, Texto Editores, Lisboa, 2005, p. 31)

Sem comentários:

Enviar um comentário