sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Oito projectos do distrito candidatos à Missão Sorriso

Apoio para idosos e pessoas com necessidades especiais em destaque
São oito os projectos do distrito de Bragança candidatos à edição deste ano da Missão Sorriso, uma iniciativa do Continente.
A Unidade Local de Saúde do Nordeste é uma das instituições candidatas. A Unidade de Cuidados na Comunidade de Carrazeda de Ansiães apresenta um projecto para dar formação a quem cuida de pessoas doentes. “Um Olhar pelos Cuidadores” é o título da candidatura, que pretende contrariar o isolamento social do concelho e a fragilidade das famílias, que são o principal cuidador de pessoas dependentes. 
Os responsáveis pelo projecto constatam que “a não preparação técnica dos cuidadores decorre, muitas vezes, da falta de informação, podendo traduzir-se em sobrecarga pessoal, ocasionando alterações na dinâmica de vida familiar, bem como a prestação de cuidados ineficazes e dificuldade ou incapacidade para o auto-cuidado”.
Do concelho de Bragança há quatro candidaturas. A Cruz Vermelha Portuguesa da capital de distrito apresenta o projecto “Mãos Unidas” – Luta Contra a Fome, que pretende dar resposta às situações de pobreza, contribuindo para a erradicação da fome no concelho.
Para os idosos, a Fundação Betânia apresenta o Jardim Geriátrico de Inclusão. Este é um espaço que, para além da terapia física, também tem a função de proporcionar um ambiente de experiências sensoriais relaxantes.
Melhorar a vida das pessoas
A Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI) também candidata o projecto “IN MOVE”, que visa abranger o nível elevado de pessoas com deficiência e idosos institucionalizados. O objectivo é encontrar alternativas complementares e transversais à intervenção clínica, reabilitativa, terapêutica, ocupacional e lúdica, baseadas no conceito de Snoezelen Aquático.
Já a Associação Entre Famílias, em Bragança, apresenta o projecto “Berço Feliz”, que pretende proporcionar às grávidas, puérperas e aos seus bebés, a oportunidade de ter acesso a uma rede de suporte social, emocional, clínico e institucional, desde a gravidez até a criança atingir os 3 anos de idade. 
Em Alfândega da Fé, a Liga dos Amigos do Centro de Saúde pretende desenvolver o projecto Sorriso Sénior. O objectivo é melhorar a qualidade de vida dos idosos e retardar ou evitar a institucionalização.
Já a LEQUE- Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais, apresenta o EKUI (Equidade, Kidsknolege, Universalidade e Inovação). Trata-se de uma linha de materiais lúdico-didáticos e brinquedos inclusivos (com braille, língua gestual portuguesa e alfabeto fonético).
Em Mirandela, a APPACDM pretende criar uma unidade móvel de atendimento e acompanhamento multidisciplinar, que proporcione às pessoas com deficiência mental e às suas famílias consultas de Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Consultas Médicas, Apoio Social, cuidados de enfermagens e serviço de apoio domiciliário nas freguesias.
As votações decorrem até ao final de Dezembro, no site http://missaosorriso.
Destaque
Instituições do distrito candidatam projectos para ajudar o próximo à Missão Sorriso

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário