quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Rankings causam polémica nas escolas do distrito

Os rankings das escolas divulgados pelos diferentes meios de comunicação estão a causar polémica nas escolas do distrito de Bragança. 
O Jornal Nordeste analisou a posição de três estabelecimentos de ensino em diferentes publicações. Os dados cedidos pelo Ministério da Educação são os mesmos para todos os órgãos de comunicação, no entanto as escolas aparecem em posições diferentes.
O Ministério da Educação apenas divulga a informação, não elabora rankings. Por isso, cada órgão de comunicação social divulga a sua lista, de acordo com os seus próprios critérios, logo os resultados acabam por ser diferentes o que está a causar polémica em algumas escolas do distrito. Para David Justino, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), diz que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) deve proporcionar “melhor informação e mais detalhada” na divulgação dos rankings de estabelecimentos de ensino: “Tem de haver a publicação desta informação, mas o ministério tem de proporcionar melhor informação, mais detalhada, até para que se possa fazer o cruzamento de variáveis e se possam ter leituras mais complexas” dos resultados obtidos pelas escolas, disse à agência Lusa.”A injustiça não está no ranking, mas nas leituras que se fazem, muitas vezes precipitadas, desses rankings. É como as anedotas picantes, a maldade está sempre em quem ouve nunca está em quem diz”, acrescentou.
Metodologias diferentes, posições diferentes
Cada orgão de comunicação faz a sua análise dos dados, o que acaba por colocar os estabelecimentos de ensino em posições muito diferentes de publicação para publicação.o Por exemplo, no caso da publicação do Jornal de Notícias (JN) online, o ranking das escolas tem por base os resultados da primeira fase de exames dos alunos internos do Ensino Secundário. O JN definiu como critério base para elaboração do ranking a nota das oito disciplinas com maior número de exames. A classificação é obtida a partir da média das notas de exame ás oito disciplinas escolhidas, independentemente do número de alunos. No ranking de disciplina apenas são contadas escolas com mais de 10 exames.
No caso do Correio da Manhã (CM), o ranking é elaborado tendo em conta os resultados dos exames nacionais, informação disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC). No ranking CM é encontrada a média de todos os exames nacionais, de todas as disciplinas, realizados pelos alunos internos de cada escola, nas 1.ª e 2.ª fases.
O ranking Expresso/SIC é feito com base nas notas dos exames nacionais do ensino básico e secundário a partir de dados em bruto fornecidos pelo MEC. Para elaboração das listas foram tidas em conta as classificações obtidas na 1ª fase,isto na versão papel, onde são analisadas apenas as escolas onde se realizou um número relevante de provas (100 no caso do ensino secundário e 50 no caso do exame básico). Já no site Expresso /Visão encontram-se as listas completas, que ordenam todas as escolas, independentemente do número de exames lá realizados.

in:jornalnordeste.com

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