sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Vinhais - “A melhor Rural Castanea de sempre”

Expositores e organização fazem balanço “extremamente positivo” da edição deste ano da Festa da Castanha de Vinhais
“A melhor edição de sempre da Rural Castanea”. Foi assim que o autarca de Vinhais, Américo Pereira, fez o balanço do certame, que vai já na 8ª edição.
Mais de uma centena de expositores estiveram presentes com os variados produtos e a opinião foi unânime “boas vendas”.
“A feira está a correr mesmo muito bem. Tenho vendido muita noz e castanha porque também é o produto que tenho cá”, conta Maria Vitória, de Vilar de Ouro.
E houve mesmo quem tivesse esgotado o stock de castanha. “Fui a casa buscar mais alguns produtos, como doces e nozes, porque vendi tudo e também não tenho mais castanha”, refere Conceição Pereira, outra expositora presente no certame.
Para o presidente da Câmara de Vinhais este foi o ano em que a Rural Castanea recebeu mais visitantes. “Acho que o balanço está à vista e é altamente positivo. Julgo que é dos anos em que, pelo menos é essa a impressão que eu tenho, que houve mais visitantes. E pelo que tenho ouvido aos expositores, têm feito bons negócios “, salientou Américo Pereira, durante a cerimónia de entrega de prémios dos concurso de doçaria e de castanha, acrescentando que esta pretende ser uma feira com um “grande impacto na economia do concelho e da região”, garantindo que esse objectivo está a ser conseguido.
Actividades paralelas
Concursos, jornadas técnicas, raids Todo o Terreno e magustos, com castanhas assadas no maior assador de castanhas do mundo e animação musical, foram algumas das actividades que integraram o cartaz da Rural Castanea este ano.
Entre as várias actividades destaca-se o concurso de castanha dividido por categorias. Na variedade Longal, o primeiro e terceiro lugar foi atribuído Irene Pires de Gestosa cujo prémio foi 100 e 50 euros respectivamente e o segundo lugar foi para Filipe Moura também de Gestosa, com o prémio no valor de 75 euros.
Na variedade Judia o primeiro lugar foi igualmente atribuído a Irene Pires com o prémio no valor de 80 euros, o prémio do segundo foi para Filipe Moura de Gestosa no valor de 50 euros e o terceiro ficou também em Gestosa para Ana Ferreira no valor de 30 euros.
Finalmente, na variedade Boaventura o primeiro lugar foi atribuído a Manuel Ferreira de Soutelo com o prémio de 90 euros, o segundo no valor de 60 euros foi entregue a Elisabete Fernandes também de Soutelo e com o terceiro lugar e com um prémio no valor de 40 euros ficou Isabel Gonçalves, de Nunes.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário