sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Fecho de tribunais leva populações para a rua

"O município de Carrazeda de Ansiães não foi sequer contemplado com um tribunal de proximidade, gostava que a ministra nos explicasse porquê".
José Luís Correia lidera esta autarquia e não esconde o desagrado com a decisão do Ministério da Justiça em relação ao encerramento de tribunais. Por isso, este município, pertencente ao distrito de Bragança, juntamente com os restantes 21 que a partir do próximo ano terão os seus tribunais fechados, juntam-se hoje, último dia antes das férias judiciais do Natal, em protesto contra o novo mapa judiciário.
Esta reforma - prevista para 2014 - prevê a extinção de 22 tribunais judiciais e a "despromoção" de 25 para secções de proximidade. Porém, esta é uma proposta que ainda "não está fechada", segundo o ministério garantiu há duas semanas. Os distritos mais afetados são Vila Real (com quatro encerrados) e Viseu (que ficará sem três).
O protesto - marcada a nível nacional com a presença de delegados da Ordem dos Advogados (OA) e habitantes de cada uma das localidades que ficarão sem edifícios judiciais (ver mapa), foi marcada pela OA em meados de novembro.

dn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário