segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

I Festival Inter-Atlântico de gaita-de-foles em Abril

Conferências, concertos e oficinas de gaita-de-foles são algumas das múltiplas iniciativas dispersas pela cidade do Porto entre 16 e 20 de Abril. Isto no âmbito da primeira edição de um festival dedicado a este instrumento musical tradicional.
«Queremos afirmar o Porto no contexto internacional, como provável ponto de partida deste instrumento para o norte atlântico e Brasil, onde foi o primeiro instrumento Europeu a soar, a 22 de Abril de 1500», refere Paulo Jorge Teixeira, presidente da Cooperativa do Povo Portuense, que organiza o Festival.
A pedagogia e a iniciação ao instrumento, o concerto didáctico e a relação com as escolas, a divulgação, animação de espaços públicos e a espectacularidade, bem como oficinas de iniciação e aperfeiçoamento são parte importante da iniciativa, com várias conferências, debates e exibições, que se espalharão em vários pontos da cidade.
A «teoria» de que terá sido Portugal a exportar o instrumento para a Escócia, onde é instrumento nacional, é um dos temas em debate.
Além do Porto, em Portugal o instrumento está actualmente mais enraizado em Trás-os-Montes, Minho e região de Coimbra.
«A nível de referência cultural, o Porto não criou ainda uma identidade reconhecida que faça justiça à sua posição geográfica. A médio prazo queremos que a gaita-de-foles seja mais uma porta cultural e a cidade uma referência internacional neste instrumento», conclui.
A iniciativa é promovida pela Cooperativa do Povo Portuense.

Café Portugal/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário