sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Alfândega da Fé - Valorizar o município através do Turismo

Autarquia prepara candidaturas para apresentar no âmbito do próximo quadro comunitário para valorizar o património
O município de Alfândega da Fé vai apostar na valorização das potencialidades turísticas do concelho no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio. Para já, está a preparar duas candidaturas, uma para a Conservação da Torre do Relógio e zona envolvente, na vila, e outra para a criação do Centro Ambiental e Biológico da Vilariça.
A presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé (CMAF), Berta Nunes, realça que o objectivo é criar condições para este local possa ser visitado. “É uma área que tem bastante valor, tanto do ponto de vista ambiental, como paisagístico e religioso, onde está integrada a barragem de Vilarelhos e o cabeço de Nossa Senhora dos Anúncios, que tem uma vista magnífica sobre o Vale da Vilariça”, realça a autarca.
As potencialidades deste local levam o município a traçar um roteiro turístico que integra várias vertentes. “Incluir neste projecto viagens com motivação ambiental e ecológica e, ao mesmo tempo, promover o turismo ornitológico, porque é uma área que não está muito explorada no nosso concelho”, acrescenta Berta Nunes.
Este projecto inclui, ainda, a construção de um Centro de Interpretação Ambiental à volta da barragem de Vilarelhos. “Percursos pedestres, zonas para observação de aves, uma série de actividades que vão valorizar todo aquele espaço, ao mesmo tempo que vamos requalificar o acesso à Nossa Senhora dos Anúncios. E assim ficamos ali com dois pólos, um na barragem e outro no cabeço”, explica a autarca.
História recuperada
O objectivo do município é aumentar os locais de interesse que possam ser visitáveis. Neste sentido, também a Torre do Relógio vai ganhar uma nova função. “É um ex-libris da vila de Alfândega da Fé. Pensa-se que terá sido mesmo uma parte integrante do castelo, as muralhas desapareceram, mas esta torre será o último vestígio do castelo. Nós o que queremos é recuperar essa torre e torná-la também visitável”, explica Berta Nunes.
Além disso, esta candidatura também contempla estudos históricos e arqueológicos. “Temos que confirmar se de facto a torre é um vestígio que pertenceu ao castelo Medieval, como se pensa”, realça a autarca.
A presidente da CMAF salienta, ainda, que só com investimento é possível atrair mais turistas ao concelho. “Temos um ponto de atracção muito importante, que é o Hotel & SPA. Mas quando os turistas chegam ao nosso concelho ainda não estamos preparados para que eles possam desfrutar de todas as potencialidades do ponto de vista da paisagem, do ponto de vista da natureza”, reconhece Berta Nunes.
Por isso, o município quer aproveitar o próximo Quadro Comunitário de Apoio para colmatar estas lacunas e fortalecer o turismo no concelho. As candidaturas da Torre do Relógio e do Centro Ambiental da Vilariça estão orçadas em cerca de um milhão de euros.
Destaque
Município quer documentar a história da Torre do Relógio, que poderá ser o último vestígio de um castelo Medieval que existiu na vila

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário