quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Concurso televisivo Fórmula J - 1985

Este concurso, da RTP 1, remonta a 1985, Ano em que foi proclamado pela ONU, o Ano Mundial da Juventude.
O concurso, opunha dois distritos. No nosso caso, a equipa oponente era a do distrito de Aveiro.
A representação de Bragança, foi composta por um grupo magnífico de jovens que frequentavam a Casa de Cultura da Juventude de Bragança (F.A.O.J.) onde, ao tempo, com escassos recursos financeiros se conseguiam maravilhas.
Uma equipa fantástica, quer pelo companheirismo sempre presente, quer pelo talento e qualidade de representação que encheu de orgulho os Transmontanos e encheu "o olho" ao público e aos espectadores televisivos.
O programa era gravado e transmitido nos estúdios de televisão do Monte da Virgem da RTP no Porto.
Aqui ficam algumas imagens, filmadas pelo Fernando Nunes monitor da Casa de Cultura na área do vídeo e imagem, de parte da nossa representação nomeadamente a prova de música, a de teatro e a prova livre.
Fica também uma das primeiras atuações dos Xutos e Pontapés que, tal como nós, participaram no Programa.
Aproveito o ensejo para enviar milhões de beijos e abraços à malta toda.
Qualquer dia, temos que nos juntar e recordar tantos e tantos episódios desse tempo...!

HM
PROVA DE MÚSICA
PROVA LIVRE
PROVA DE TEATRO
XUTOS E PONTAPÉS

5 comentários:

  1. Amigo Henrique,

    Obrigado pela melhor prenda de Natal que recebi, através do teu Blog: "O concurso Formula J de 85 "

    Devo estar a ficar velho e lamexas, pois uma lágrima me caiu pelo canto do olho !

    Eu próprio fiquei surpreendido pois já não me recordava bem da totalidade da música que eu próprio compûs e ensaiei com o grupo (a Fatinha, a Lena, a Paula , a Tété, todas à época membros do Cantus Noster ) e claro o Pereira, o Carlos, o Jorge e o Garrido (o nosso Dali).

    Se bem te recordas, eu tive de anular à última hora a minha ida ao Porto para a gravação (apenas vos acompanhei à estação da CP e fiquei a ver-vos partir... Mas a prestação dos nossos amigos foi excelente ! ! ! E... "mea culpa", a minha memória pregou-me uma partida... de quem era a letra? Recordas-te ?

    A prova livre, com a coreografia dos caretos magnificamente criada por ti e pelo Gino e com música de fundo do Pierre van Hauwe e a Orquestra Orff de Delft fizeram a delícia de todos os espectadores, numa época em que os caretos ainda não tinham o reconhecimento (de resto bem merecido) que conhecem actualmente.

    E, por fim a prova de teatro (em música de fundo o "Manolo mio" tocado na Ocarina, que ainda tenho comigo e que suscita sempre a mesma admiração e surpresa sempre que a toco em público).
    Sublime representação de todos eles mas destaco a Paula Machado que conseguiu "casar" uma extrema graciosidade em palco com o "chotaque" bem beirão de Mofina Mendes ! Que talentos teatrais que todos eles possuiam ! Creio que o único que seguiu carreira foi o Jorge , não foi ? Que é feito dele?


    Bom, chega de saudosismos...

    Uma vez mais o meu muito, muito obrigado pelo prazer que me deste ao publicar esta "relíquia" audiovisual . Bem haja o nosso querido Nando.

    Perdoa-me de pôr também em cópia deste mail o nosso Gino, pois creio que assim poderemos partilhar em triologia as nossas saudades.

    Um bom Natal para todos vós e vossas famílias, que do teu lado, pelo menos , já vai na terceira geração não é, avô babado ?

    Até breve, espero, em Bragança para fazermos um "biramento" todos juntos

    ResponderEliminar
  2. Eu participei neste concurso por Lisboa e não encontro nada...

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Pedro.
    Estes registos foram gravados pela nossa própria equipa. Tínhamos connosco um elemento equipado com máquina de filmar, ao tempo, VHS.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Pois participaste, Pedro Branco. Contra uma equipa que entrou à última da hora, vinda de longe: Açores. E lá ganhámos :D,o que agora não significa nada, claor. Mas foi um grande momento de alegria e camaradagem nesses dias de gravação da final. Um abraço! E outro à equipa de Bragança, claro.
    Possidónio Cachapa

    ResponderEliminar
  5. Que giro! Tb participei com uma equipa da Esc. Sec. Nun'Alvares de Castelo Branco.
    Não encontro gravações...
    Abraço a vós, participantes!

    ResponderEliminar