terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Esquadra da PSP de Mirandela comemora 64 anos

Operações simuladas mostraram o trabalho desenvolvido pelos agentes da autoridade
Foi no início dos anos 50, mais precisamente em 24 de Janeiro de 1950, que a PSP se instalou em Mirandela. Tinha apenas um subchefe e 11 guardas. Actualmente, tem cerca de meia centena de agentes, divididos por secções de trânsito, investigação criminal, programas especiais, coordenados por um subcomissário.
Para relembrar a história da PSP foi decidido instituir o “Dia da Esquadra de Mirandela”, assinalado na passada sexta-feira, com uma série de actividades, que passaram pela demonstração do Grupo Operacional Cinotécnico da PSP, uma simulação de uma ocorrência policial e à noite foi a vez de subir ao palco a Banda Sinfónica da PSP.
As crianças que assistiram às demonstrações ficaram encantadas com a actuação dos cães da polícia e dos próprios agentes. “Adorei. Não sabia que as coisas eram mesmo assim, pensei que só era assim na televisão. Agora acho que confio mais na polícia do que antes”, conta Alexandre Machado, aluno de 4.º ano.
As actividades foram dirigidas às escolas de Mirandela, para dar a conhecer aos jovens as valências das forças de segurança. “Quisemos trazer aqui todas as valências policiais, desde a cinotécnica, que é a mais apreciada pelos jovens, e todas as outras valências da ordem pública”, refere o comandante distrital, Amândio Amílcar Correia.
O anfiteatro do Parque do Império encheu-se de gente que não quis perder a oportunidade de assistir aos exercícios de perícia dos agentes e dos cães da PSP. 
Destaque
Mais pequenos encantados com a actuação dos agentes e dos cães da PSP
Promoção da Esquadra a Divisão é uma decisão política
“É uma decisão política a Esquadra de Mirandela ser ou não promovida a Divisão”. A afirmação é do comandante distrital da PSP, Amândio Amílcar Correia, à margem das comemorações do 64.º aniversário da esquadra de Mirandela.
O comandante acredita que numa altura de restrições económicas será difícil a promoção e levanta ainda a questão se a cidade precisa realmente dela. “A cidade de Mirandela precisa de mais segurança? Se a resposta é sim então deve passar a Divisão. A resposta a esta pergunta deixo-a aos cidadãos de Mirandela”, afirma Amândio Correia. 
A promoção a Divisão implicaria mais agentes, um comissário e dois subcomissários. 
Para o presidente do município esta é uma questão de justiça e, por isso, assegura que vai continuar a reivindicar a promoção. “Não é compreensível que em Chaves haja uma Esquadra Complexa e em Lamego também e que em Mirandela isso não aconteça. São cidades comparáveis”, assevera António Branco.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário