quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mirandela - Avaliação aponta falhas no projeto e construção dos edifícios afetados pelo deslizamento de terras

Equipa da UTAD diz não estarem garantidas as necessárias condições de habitabilidade, desaconselhando o regresso a casa das quatro famílias afetadas.
Já são conhecidas as conclusões da avaliação técnica que a Câmara Municipal de Mirandela solicitou ao laboratório de materiais e solo da Universidade de Trás‐os‐Montes e Alto Douro (UTAD), sobre o deslizamento de terras ocorrido no loteamento Retiro da Princesa, em Mirandela, no dia 4 de Janeiro.
O incidente provocou uma derrocada de muros de suporte e danificou estruturas de três vivendas bi-familiares, obrigando quatro famílias a abandonar as habitações por razões de segurança.
Os objetivos da avaliação passavam por encontrar razões do deslizamento, avaliar a segurança dos edifícios, bem como orientações sobre procedimentos e projetos a implementar na reconstituição das condições de utilização futura.
O documento, que já foi entregue às famílias lesadas, aponta como causas prováveis do escorregamento de terras, a progressiva deterioração dos materiais do talude, revelada pelas fissuras nas estruturas que foram repetidamente reparadas. “Esta deterioração deveria ter sido prevista, estudada e objeto de medidas que impedissem que a situação evoluísse para o colapso”, refere o relatório que também aponta o dedo às estruturas de contenção que aparentam ter sido construídas com deficientes fundações, dado que não existe sequer desenhos de projeto relativos a um dos lotes em causa.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário