sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A 34.ª Feira do Fumeiro de Vinhais decorre de 6 a 9 de Fevereiro. A vila transmontana dá a provar as chouriças, alheiras, salpicões produzidos com sabedoria ancestral, bem como outros produtos locais. Luta de touros, arraiais e música animam a festa.
Os meses frios pedem um lume forte para aquecer a casa. Aproveita-se o fumo libertado pela lenha a arder para fumar os enchidos de porco. O animal, do qual tudo se aproveita, graças à sabedoria e necessidade do povo, foi ao longo do ano alimentado com aquilo que a terra dá.
As suas carnes dão origem a presunto, chouriças, morcela, alheira, salpicão e outros enchidos que por estes dias recebem os últimos fumos da lareira. Estão prontos a ser vendidos. Palco principal da comercialização do fumeiro de Vinhais é a feira que decorre há 34 anos sempre em Fevereiro.
Este ano está agendada para 6 a 9 e além do fumeiro, a feira é uma oportunidade para mostrar o artesanato, compotas, pão e outros produtos regionais. A Feira do Fumeiro faz-se ainda com luta de touros, arraias, espectáculos musicais e muita animação.



A Feira de Fumeiro de Vinhais acontece na vila transmontana desde 1981, no segundo fim-de-semana do mês de Fevereiro, oferecendo aos visitantes, para além da exposição de produtos e a possibilidade de aquisição, um vasto leque de outros produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espectáculos musicais, arraial, luta de touros, tasquinhas, restaurantes e muitos outras actividades integram um programa diversificado que, durante quatro dias, anima quem passa por Vinhais.

Sem comentários:

Enviar um comentário