terça-feira, 1 de outubro de 2019

NOTÍCIAS DA ALDEIA

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)

No Inverno a aldeia repousa… recolhe-se… pensa nos longos bocados da vida… nos filhos ausentes… nos que morreram, mas deixaram lugares… ditos… grandezas e misérias… e eu, como disse a minha neta Lara na candura dos seus 5 anos, hiberno na ausência de trabalho certo…
… é verdade Lara, os aposentados e pensionistas cada vez têm que hibernar mais… não comem… não passeiam… não vivem… só hibernam anestesiados… no espanto insólito do roubo das suas parcas pensões amealhadas, pacientemente, durante uma vida…
- Ele um homem vê cada uma!... 
Diz o meu vizinho, por não ter mais nada para dizer, enquanto parte, em cima dum carolo de pão, um cibo de linguiça que vai comendo no vagar da tarde… sem pressa… tem o tempo todo do mundo!
Já apanhou a azeitona… matou o porco… pendurou o fumeiro e os presuntos e agora só racha a lenha e faz o lume que arde amaciando o rigor dos Inverno e das memórias!
… o Senhor manda-me uns papéis para o meus rapaz… é por modos da sécurité sociale… por email… diz o rapaz! ….@hotmail.com… é a direcção!
…claro que mando!
- Quando chegarão lá os papéis?! 
- Daqui a cinco minutos!
O vizinho não ficou nada convencido… cortou mais uma rodela de linguiça…bebeu água no tanque e riu-se…
…pois sim…lá hão-de chegar!
Sim… lá hão-de chegar… 
… que tempos… que pressas… por onde andará a camioneta do correio que trazia cartas… postais e aerogramas?!
A linguiça está bem boa!
A aldeia hiberna… como eu!...
Vamos mas é acender o lume!


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário