quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O melhor do borrego em Fim-de-semana Gastronómico

De 7 a 9 de março, 11 restaurantes do concelho de Moncorvo associam-se numa Fim-de-Semana Gastronómico em torno do Borrego da Churra da Terra Quente. Uma especialidade local que vai à mesa assado na brasa e no forno, estufado, ensopado e em caldeirada. Não faltarão os queijos, e sobremesas à base de amêndoa.
Durante o Fim-de-Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente, os participantes têm a oportunidade de provar os diversos pratos confeccionados com borrego pelos restaurantes “ A Lareira”, “As Piscinas”, “Casa do Benfica em Carviçais”, “D. Corvo”, “Jardim”, “O Botelho”, “O Frango”, “O Lagar”, “Pingo”, “Pizzaria Panorâmica” “e “Taberna do Carró”.
Serão servidas várias especialidades que se podem fazer em torno do borrego, destacando-se, assado na brasa e no forno, arroz de miúdos, estufado, ensopado e ainda a célebre caldeirada.
As sugestões de entradas passam pelo queijo terrincho e terrincho velho, bem como amêndoas torradas. As sobremesas vão incluir o requeijão ou queijo com doces tradicionais e bolos de amêndoa, não esquecendo as tradicionais amêndoas cobertas.
O Fim-de-Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente tem como objetivo, recorda os organizadores do evento “promover os pratos de borrego, que são uma tradição no Douro Superior, bem como fomentar a criação e o desenvolvimento dos rebanhos da ovelha da CHURRA Terra Quente (uma raça autóctone), criando assim uma mais-valia económica para o território”.
Refira-se que o solar da raça “Ovelha Churra da Terra Quente“ e o respectivo livro genealógico estão no concelho de Torre de Moncorvo.
Este Fim-de-Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente é uma iniciativa da ACIM e conta como parceiros a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Douro Superior - Associação de Desenvolvimento e conta com o apoio do PRODER.

Diário de Trás-os-Montes

Sem comentários:

Enviar um comentário