sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Torre do Relógio | Câmara Municipal quer classificar edifício

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé pretende classificar a Torre do Relógio como imóvel de interesse municipal com a categoria de monumento. O objetivo é valorizar o edifício, garantido as condições para a sua preservação ao mesmo tempo que se contribui para a proteção da história e identidade local.
A importância deste imóvel do ponto de vista histórico e cultural levou também o município a definir uma Zona Especial de Proteção Provisória, de modo a delimitar um perímetro no qual existam restrições adequadas que defendam a valorização do imóvel em vias de classificação. 
A Torre do Relógio é, provavelmente, a construção mais significativa da identificação da Vila com o seu passado histórico. O edifício insere-se na zona mais antiga (ou histórica) da Vila de Alfândega da Fé, numa posição sobranceira, sendo visível de quase todos os pontos da sede do concelho. Julga-se que a Torre do Relógio esteja associada à antiga muralha do Castelo de Alfândega da Fé, tendo originalmente funções defensivas. Trata-se de um exemplo único no distrito, e raro a nível nacional, de uma torre de castelo adaptada para torre de relógio.
A classificação deste edifício é vista como uma mais valia e vai ao encontro do projeto existente para a sua conservação e restauro. O município submeteu recentemente uma candidatura ON.02 – Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial – Património Cultural –PC/1/2014 com este objetivo. A ideia é qualificar o imóvel e zona envolvente, de modo a que se possa assumir como um ponto de referência e interesse turístico. O projecto passa pela conservação e restauro da Torre, relógio e sinos, tornando-a visitável. Complementarmente, está prevista a conceção de uma exposição permanente explicativa da história e valor do imóvel no contexto da vila. 
A abertura do procedimento de classificação da Torre do Relógio como imóvel de interesse municipal, com a categoria de monumento, já foi publicada em diário da república.

Sem comentários:

Enviar um comentário