terça-feira, 29 de abril de 2014

Autarca quer desviar transportes internacionais de mercadorias para Bragança

O presidente da Câmara de Bragança quer canalizar para esta região o fluxo de transportes internacionais de mercadorias com a construção de uma ligação a Espanha mais rápida do que os percursos atuais no norte e centro de Portugal.
O social-democrata Hernâni Dias defendeu hoje que com 60 milhões de euros conseguirá construir a ligação Bragança/Puebla de Sanábria reclamada há décadas e abandonada pelos obstáculos ambientais da travessia em pleno Parque Natural de Montesinho.
O autarca insistiu, em declarações à Lusa, que a ligação "é importante e necessária" e que "pouparia 70 quilómetros" aos transportadores do norte e centro do país que atualmente a partir do Porto seguem para a zona espanhola de Vigo, e de Aveiro para Salamanca, através da fronteira de Vila Formoso.
Segundo o autarca, a distância para os portos espanhóis de Santander, Bilbao, Gijon que são os destinos e origem das mercadorias seria encurtada com a ligação a Puebla de Sanábria.
O projeto em causa tem já mais de duas décadas e chegou a fazer parte do Plano Rodoviário Nacional como a continuação do IP2, a via rápida que liga todo o interior de Portugal, de norte a sul.
Se esta ligação não for enquadrada no novo quadro comunitário, o presidente da Câmara de Bragança tem "a noção clara e quase a certeza absoluta" que não voltará a ter uma oportunidade.
Hernâni Dias reiterou que "esta infraestrutura é necessária para o desenvolvimento de Bragança, da região e do país também".
O autarca social-democrata quer aliar esta ligação a outro projeto de 12 milhões de euros para a ampliação da pista do aeródromo municipal de Bragança de 1.700 para 2.300 metros e a sua transformação em aeroporto regional.
"Dar-nos-ia mais capacidade em termos de desenvolvimento económico e também em termos turísticos com uma ligação aérea para o norte da Europa ou para outros destinos", considerou.
Segundo disse, a autarquia "está a encetar contactos com operadoras low cost para tentar perceber se há algum interesse em operarem em Bragança e de que forma é que o aeródromo tem capacidade para expandir, para crescer e com isso captar outro tipo de públicos".
A ambição do presidente da Câmara foi hoje apoiada na Assembleia Municipal de Bragança com a aprovação por maioria de uma moção a defender os dois projetos.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário