sexta-feira, 30 de maio de 2014

Estudantes espanhóis visitam nordeste transmontano

Um grupo de 15 estudantes da Universidade de Alicante, em Espanha, está no nordeste transmontano a conhecer a cultura e pontos de interesse locais. 
Uma visita de cinco dias em que os estudantes do mestrado em Desenvolvimento Local podem contactar com novas experiências importantes para a sua investigação académica. 
A ideia partiu do professor Alfonso Hortelano da Universidade de Salamanca. “Já viemos com vários cursos de Salamanca. É uma zona que para nós é um laboratório de experiências, para que os alunos vão consolidando no terreno o que lhes ensinamos nas aulas. O concelho de Bragança, Vinhais Vimioso, Miranda Do Douro, são muito atractivos para nós”, sublinha. Alfonso Hortelano convidou o professor Antonio Puche da Universidade de Alicante a trazer os seus alunos. 
O coordenador académico aceitou o convite, salientando a importância de conhecer exemplos de projectos que combatem a desertificação e promovem o turismo e a economia de regiões com baixa densidade populacional. “Podemos ver de que maneira, através do financiamento europeu, da câmara municipal e outras entidades e da participação da população se estão a levar a cabo projectos que são bons exemplos de desenvolvimento local em zonas de interior e agrícolas como estas”, frisa. Os estudantes elogiam a iniciativa e prometem voltar de férias para o nordeste transmontano para conhecer melhor as potencialidades da região. “É muito bonito, é tudo muito verde, com vistas magníficas e gente muito amável. Gostei muito da zona e quero que a minha família a conhça também”, afirma Cristina Ramirez. “Oxalá tenha oportunidade de voltar com mais tempo, de férias”, acrescenta Matias Manuel. 
Paulo Hermenegildo, começou a colaborar com este projecto de trazer estudantes espanhóis para visitar o nordeste transmontano, em colaboração com a Universidade de Salamanca, na altura em que era presidente da Junta de Freguesia de Rabal. Agora como secretário da União de Freguesias de Santa Maria, Sé e Meixedo quer expandir a iniciativa e envolver mais instituições no projecto. “Já surgiu a ideia de estabelecermos através da União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, um protocolo com mais juntas de freguesias à volta do perímetro urbano, como Rabal, Gimonde e mais algumas que se queiram associar e o Instituto Politécnico de Bragança. Iremos contactar o IPB no sentido de estabelecer uma parceria para intercâmbio de alunos”, revela.
A visita dos estudantes de Alicante ao distrito de Bragança começou na terça-feira e termina amanhã, passando por instituições, monumentos e empresas da região.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário