terça-feira, 15 de setembro de 2015

Lendas e Costumes sobre Fontes do Concelho de Bragança

Freguesia de Alfaião
Fonte dos Banhos
No termo de Alfaião há “duas fontes, a que chamam fontes dos banhos, com singularidade particular nas suas águas; porque a da que fica junto do caminho se tem experimentado, que as crianças engaranhadas, banhando-se nela, saram do achaque. A que fica mais vizinha às pedras do monte tem a singular propriedade de curar as feridas, lavando-se com ela alguns dias, por cuja causa são frequentadas por
muita gente” (Alves, 1982, p.104)
Freguesia de Castro de Avelãs
Fonte do Penso
Segundo o povo desta aldeia, esta fonte tem duas particularidades, serve para curar doenças de pele, como é referido por Francisco Manuel Alves “Goza de fama em moléstias cutâneas” e estima-se que antigamente os recém-nascidos com doenças raquíticas eram ali levados.
De acordo com uma residente da freguesia de Gostei, os bebés eram levados pelos pais e banhados na água da fonte, depois regressavam a casa sempre por um caminho distinto ao percorrido na ida para a fonte.
Freguesia de Espinhosela
Fonte dos Casarelhos
Muito perto da Senhora da Hera, há um tanque velho de águas medicinais muito eficazes sobretudo para males relacionados com a pele. Desde tempos remotos, as pessoas recorriam a esta como remédio.
Fonte dos Gatos
Situa-se na aldeia de Cova de Lua. Antigamente era a única fonte da aldeia e a sua água era considerada muito boa.
Um dia um homem, por malandrice, afogou na fonte dois ou três gatos e a partir daí, como havia muitos gatos na aldeia, as pessoas quando estes nasciam afogavam-nos na fonte, daí o seu nome “Fonte dos Gatos”.
Freguesia de Izeda
Fonte das Águas Ferradas
A água desta nascente deve beber-se devagar, pois segundo um seu habitante, se o contrário suceder, a pessoa
ficará com muita fome. Também é dito que não pode ser bebida sem ter comido algo antes, pois se isto ocorrer o indivíduo começará a sentir dores de estômago.
Freguesia de Parada
Fonte de S.Lourenço
Segundo um testemunho vivo, na aldeia de Paredes existe uma fonte que na noite de 10 de Agosto se diz ser milagrosa e curativa. Atrai dezenas de pessoas e ela, estas com o objectivo de se lavarem nesta água, nessa noite, e encherem garrafões para levar para casa.
Freguesia de Parâmio
Fonte de S.João
Situa-se junto à aldeia de Maçãs e é possuidora de uma água milagrosa, designada de Fonte de S.João devido a este ser o patrono da aldeia.
Na noite de 24 e 25 de Junho, juntam-se habitantes de diversas aldeias, cerca da meia-noite e celebram a missa em honra do seu protector. Depois desta celebração, os devotos banham-se na água da respectiva fonte e enchem garrafões para consumir em suas casas. É dito que cura os males de pele, no entanto apenas é milagrosa nessa noite.
Fonte do Caílho
Foi recuperada pela Junta de Freguesia e tem uma lenda curiosa. Ali são levados os recém-nascidos que tenham (em linguagem popular) as pernas cruzadas, ou seja, que a sua locomoção apresenta dificuldades, é limitada. Os bebés devem ser trazidos pelos pais e pela madrinha e são assim banhados com esta água por eles. É rezada uma oração específica e são depositadas ali as roupas que o bebé trazia vestidas. Como no Castro de Avelãs, as pessoas mudam o rumo de regresso a casa.
Freguesia de Quintanilha
Fonte da Ximena
Na aldeia de Veigas, existe uma fonte onde D.Ximena, segundo a Nova Enciclopédia Portuguesa, “dama castelhana prima de D.Afonso VI e casada com Cid”, quando vinha de Espanha se sentou debaixo de uma castanheira que havia junto a uma fonte. Esta fonte passou a chamar-se “Fonte da Ximena”.
O povo diz que esta água é muito boa para curar problemas de rins.
Freguesia de Santa Maria
Fonte do Conde
É uma fonte de mergulho que tem duas pias juntas protegidas por pedras de granito. Estas têm duas bocas que deitam água para uma outra maior. Fica situada para além do rio em relação ao castelo e encontra-se nas terras denominadas “do Conde”. Estas águas são conhecidas como “medicinais para expelir as pedras e areias da Bexiga”, segundo Francisco Manuel Alves (1982, p.97).
Fonte do Jorge
É feita em cantaria, com uma espécie de colunas esculpidas no granito. Tem duas bocas e uma delas é uma pia baptista onde canta a tradição que ali foi baptizado um rei, e a sua aparência alude às pias existentes nas sacristias das igrejas. Estas águas, segundo Francisco Manuel Alves, são conhecidas como “medicinais para expelir as pedras e areias da Bexiga”.

Francisca Fontes Reis

Prof. Ana Paula Soares e Romão
Agrupamento de Escolas Abade de Baçal - Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário