terça-feira, 3 de junho de 2014

Aldeia de São Pedro dos Serracenos - Caracterização

Localizada a sul da capital concelhia, S. Pedro de Serracenos distancia-se daquela uma escassa meia dezena de quilómetros, com ligação directa através da E.N. 217. O seu não muito extenso território caracteriza-se por uma topografia pouco acidentada, em suave ondulado de altitude média estimável pelos quinhentos metros. A sul corre-lhe um pequeno sub-afluente do Sabor, conhecido localmente por Ribeiro do Penacal.
Nesta área meridional da freguesia se concentrarão alguns importantes valores patrimoniais de teores arqueológicos e monumental dignos de apreciação. No sítio conhecido pela eloquente toponímia de Chã das Arcas, afinal um pequeno valado hoje sistematicamente aproveitado para a produção agrícola, terão surgido em tempos numerosos fragmentos de tégula, bem assim como diversos vestígios de estruturas pétreas, provavelmente com fins habitacionais.
Essas construções revelariam um qualquer povoamento de cronologia estimável, em principio, pela época de domínio romano ou suevo-visigótico. No entanto, o termo “Arcas” levaria antes a supor a presença de hipotéticos monumentos megalíticos. Em época baixo-medieval e até data incerta, terá existido no actual termo de S. Pedro de Serracenos uma antiga paróquia de Santa Eulália de Cabanelas, hoje povoação morta. Uma vetusta ponte de cantaria, de tabuleiro em cavalete assente sobre três arcos redondos de tamanho desigual, vence o Penacal a pouca distância de já aludida Chã de Arcas, “Vigiada” por solitários e escalvado cabeço. É concerteza um imóvel de fábrica baixo-medieval, embora popularmente (e como é uso) conhecida por “ponte romana”.
Ainda em termos de património edificado, não serão de descurar a Igreja Paroquial de S. Pedro, que alguns autores atribuem ao século XVI. Trata-se de um edifício razoavelmente amplo, dotado de um pequeno alpendre adossado à frontaria e protegendo a respectiva entrada principal.
Ao alto a empena, a invariável dupla sineira produz algum contraste no seu acinzentado granítico com a brancura das paredes (presentemente o imóvel apresenta-se caiado de branco, bem assim como um dos característicos pombais da região, erguido logo adiante).
Bem conservada está, bem no centro do povoado, a capela de S. Caetano. De elegante traça barroca, terá sido edificada em 1694.
Muito perto fica um pequeno nicho ou oratório alpendrado e, mais adiante, a Fonte do Meio do Povo, típica estrutura encapelada com abertura em arco redondo, erguida ligeiramente abaixo da cota do terreno e protegida por murete em semi-circular (defronte estende-se um comprido tanque). A residência Paroquial merece uma atenta visita, não só pela sua traça arquitectónica mas sobretudo pelo recheio que encerra a nível de pintura sacra sobre tábua, avultando entre os diversos painéis uma figuração do martírio de S. Pedro de certo talento e mérito artístico. Outra bonita capela, esta um tanto degradada, é a do S. António, com data patenteada na frontaria de 1734.

in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário