terça-feira, 24 de junho de 2014

Alunos do Agrupamento Emídio Garcia vão pela primeira vez ao Parlamento Europeu

Vinte e quatro estudantes do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança vão, pela primeira vez, ao Parlamento Europeu em Estrasburgo, no próximo ano lectivo.
Uma viagem conseguida através da participação de duas alunas do 11º ano, Ana Aleixo e Sara Ramos, no concurso ”Euroescola”, patrocinado pelo Parlamento Europeu.
Uma viagem conseguida através da participação de duas alunas do 11º ano, Ana Aleixo e Sara Ramos, no concurso ”Euroescola”, patrocinado pelo Parlamento Europeu. 
As jovens conseguiram o 5º lugar a nível nacional o que permite que o Agrupamento Emídio Garcia seja um dos seis contemplados com a viagem. 
Ana Aleixo considera que o “Euroescola” é muito importante na formação dos jovens enquanto cidadãos. “São actividades que nos preparam para a vida. Ter boas notas não basta, temos de saber defender pontos de vista e saber provar e defender uma ideia”, considera. 
Para Sara Ramos a viagem ao Parlamento Europeu será uma oportunidade única.”Vamos conhecer o Parlamento Europeu, o que não é uma oportunidade que vamos ter muitas mais vezes na vida”. Depois de ter ganho a fase distrital do concurso com o tema “Crise demográfica- emigração, natalidade, envelhecimento”, as jovens representaram o distrito de Bragança a nível nacional tendo arrecadado o 5º lugar. Para o professor José de Barros, coordenador do projecto “Euroescola” no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, a escolha do tema para a participação das duas alunas não poderia ter sido mais acertado. “O facto de terem centrado a sua intervenção no tema da desertificação do interior do país. Todo o que seja feito para enaltecer a gravidade do problema é positivo. 
Mesmo no Parlamento Europeu penso que devem continuar a falar do facto de haver dois países num só: o país que situa no Interior e o que situa no litoral”, considera. Ao todo 24 alunos e 2 professores do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança, vão representar o distrito e juntar-se aos restantes vencedores nacionais numa viagem ao Parlamento Europeu inserida no programa “Euroescola”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário