sexta-feira, 27 de junho de 2014

Associação de Bragança põe idosos em contacto com filhos e netos emigrados

Uma associação de uma aldeia de Bragança está a promover o contacto dos mais velhos com os filhos e os netos, disponibilizando as tecnologias necessárias para matarem saudades e aproximar os que estão longe.
A Azimute é uma associação de jovens criada há mais de uma década para revitalizar a aldeia de Portela, a poucos quilómetros da cidade de Bragança, com projetos em que os idosos se transformaram em "Mestres" nas atividades promovidas sobretudo intergeracionais.
O presidente João Cameira anunciou hoje mais um projeto para "quebrar o isolamento dos idosos, melhorando a qualidade de vida e prevenindo a saúde mental desta população", ao disponibilizar meios para verem e falarem com os familiares que estão longe.
O projeto "Momentos de Afeto" oferece, na sede da associação, um computador para as conversas, dando aos idosos a oportunidade de contactarem com os filhos, netos e outros familiares que se encontram fora da região, a maior parte emigrados, "encurtando distâncias e reforçando laços de amor e carinho".
" A Azimute dispõe de um computador com câmara com microfone integrado, tendo a pessoa apenas de se deslocar até ao espaço da associação e, assim, recebe todo o acompanhamento necessário para contactar com um ente querido", explicou.
A iniciativa tem o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Montepio.
A Azimute começou por dedicar-se aos desportos de aventura e natureza, mas decidiu alargar o seu âmbito a projetos sociais.
A recolha de tampas de plástico, com o projeto "Já deste muitas tampas", é uma das atividades desenvolvidas pela associação, que já conseguiu material ortopédico de valor superior a 13.500 euros distribuído, nos últimos anos, por várias instituições e particulares.
O projeto mais emblemático é o denominado "Aldeia Pedagógica", em que os mais velhos são os Mestres que mostram, sobretudo às crianças, em visitas organizadas, o que é a vida na aldeia.
Este projeto, que promove o convívio entre gerações, proporcionando aos jovens a oportunidade de aprenderem com a sabedoria dos mais velhos, foi distinguido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário