terça-feira, 22 de julho de 2014

Festival aéreo Red Burros de Mogadouro desperta interesse de angolanos

O festival aéreo "Red Burros Fly-In", que se realiza no sábado em Mogadouro, está a despertar o interesse do Instituto de Fomento Turístico de Angola, com a possibilidade de a iniciativa aeronáutica ser exportada, segundo o autarca local.
"Foi com agrado que temos vindo a receber correspondência dos representantes da Infotur mostrando interesse em fazer uma parceria com o município de Mogadouro através do festival aéreo Red Burros", disse o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.
Acrescentou ainda que vê com bons olhos a possibilidade de o festival ser promovido externamente, o que será "um orgulho para Mogadouro".
"Poderá ser o exportar de um produto ligado à aviação ligeira e de acrobacias que teve origem em Mogadouro há cinco anos", frisou.
O festival regressa pelo quinto ano consecutivo aos céus de Mogadouro no próximo sábado, levando ao aeródromo municipal cerca de uma centena de aeronaves, avançou fonte autárquica ligada à organização do evento.
Nomes de "topo da acrobacia aérea nacional" vão marcar presença no "Red Burros", como é caso da Aerobatica, Citabria, Patrulha Fantasma, a Smoke Wings, entre outo tipo de aeronaves tais como os planadores ou ultraleves.
Haverá ainda tempo para batismo de voo (se as condições meteorológicas o permitirem), um desfile aéreo, exposição de aeronaves de vários tipo e modelos e passeios de burro.
O nome do festival aéreo "não surge por acaso, já que o 'Red' ("vermelho", em inglês, significa o sangue, alma e empenho dado ao festival" e que "a [outra] palavra faz jus a um animal que está na moda e sempre teve ligações à região [o burro]", para além de evocar o nome de outro festival aeronáutico patrocinado por uma marca de bebidas.
A organização espera cerca de uma centena de aeronaves - de Portugal, Espanha e França - e quer ainda ultrapassar a barreira dos 2.500 espetadores contabilizados em média nas quatro últimas edições.
A organização avançou ainda que este ano são os pilotos dos mais variados modelos de aeronaves ligeiras que procuram o aeródromo do Mogadouro para assim passarem um dia entre as acrobacias aéreas, às quais se juntam a gastronomia regional, os afáveis burros das Terras de Miranda e as paisagens de toda a região dos vales dos rios Douro e Sabor.

FYP// APN
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário